Bibliotecas Antigas e o seu legado

As mais importantes Bibliotecas da antiguidade

As bibliotecas sempre tiveram um papel importantíssimo na história da humanidade, isso também se deve por a biblioteca ser uma instituição bastante antiga. Grande parte do conhecimento científico e cultural da sociedade humana foi produzido e preservado nas bibliotecas. Nesse estudo iremos ver 10 das bibliotecas que foram o centro do conhecimento do passado e que possuem uma história fascinante até os nossos dias.

1. Biblioteca de Nínive


Foi construída no século 7 A.C. na cidade de Nínive, umas das capitais do Império Assírio. É considerada a primeira biblioteca do mundo e sua construção foi ordenada pelo rei Assurbanipal II. No seu acervo eram guardados 25 mil placas de argila com textos feitos em escrita cuneiforme. Entre as obras mais importantes encontradas na biblioteca de Nínive podemos citar a Epopéia de Gilgamesh, uma das primeiras obras literárias conhecidas da humanidade.
De acordo com os achados arqueológicos encontrados, os mesopotâmicos nutriam um apreço muito grande pela escrita, isso porque na época do auge de Nínive eram muito comuns as escolas para escribas (edubba), os quais possuíam um grande status social. Uma escrita babilônica de uma parábola dizia o seguinte: “A escrita é a mãe da eloquência e o pai dos artistas".

2. Biblioteca de Alexandria

Foi construída na cidade de Alexandria no Egito, durante a dinastia ptolomaica. É considerada pelos historiadores como uma das bibliotecas mais importantes da história. Acredita-se que o acervo da biblioteca era de 700 mil rolos de papiro e de pergaminhos. Muitas das principais obras literárias da antiguidade e documentos da época dos faraós, se encontravam nesta biblioteca. Um fato interessante é que todos os navios que chegavam a Alexandria eram obrigados a levar os livros que possuíam para serem feitas as cópias e os originais ficavam na biblioteca. A biblioteca de Alexandria servia como uma demonstração de poder dos governantes ptolemaicos, bem como também tinha o papel de mostrar a cidade de Alexandria como a sucessora de Atenas como centro de expansão da cultura grega.
A biblioteca de Alexandria foi mais que um repositório de obras, como também constituiu um notável polo de atividade intelectual. Através dela foi valorizado o conhecimento escrito, o que incentivou a criação de outras bibliotecas que se inspiraram em Alexandria e assim proliferando os manuscritos com trabalhos acadêmicos em diversas áreas do conhecimento.

3. Vila dos Papiros

Situada em Herculano na Itália, algumas fontes dizem que a Vila dos Papiros era propriedade do sogro de Júlio César. Como ficava bem próxima ao vulcão Vesúvio, foi completamente soterrada quando ocorreu a erupção que devastou a região no ano de 79 D.C. Foi descoberta durante escavações realizadas no ano de 1754 e encontrados cerca de 2000 rolos de papiro carbonizados no local onde se encontrava a biblioteca. Cientistas descobriram que usando tecnologia de raio-x de tomografia com contraste era possível ler esses papiros queimados. A Vila dos Papiros também guarda uma ampla coleção de oitenta esculturas de magnífica qualidade. Muito do seu acervo descoberto se encontra conservado e exposto no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles na Itália.

4. Biblioteca de Pérgamo

Foi construída no período helenístico na cidade de Pérgamo na atual Turquia, era o berço da fabricação de pergaminho. Segundo os estudos realizados nas suas ruínas, acredita-se que a biblioteca possuía cerca de 200 mil volumes em seu acervo e entre eles se encontravam os manuscritos de Aristóteles.
Na antiguidade era a segunda em importância depois da já mencionada biblioteca de Alexandria. Durante um período as duas competiam tanto em qualidade, quanto em número de volumes produzidos. Segundo estudos históricos se afirma que a biblioteca possuía uma sala de leitura principal, onde se encontravam diversas prateleiras. Um espaço existia entre a parede exterior e as prateleiras para assim permitir a circulação de ar, evitando assim que o interior da biblioteca se torna-se úmido em razão do clima quente da região de Anatólia onde se encontrava a biblioteca. Essa estrutura permitia a preservação dos manuscritos que eram produzidos e armazenados na biblioteca.

5. Biblioteca da Universidade de Nalanda 

Construída em Bihar na Índia Oriental, foi um dos centros de estudos budistas mais importantes da época. Foi fundada em 5 D.C e seu complexo era formado por três bibliotecas que eram: Ratnasagara, Ratnaranjaka e Ratnodadhi. Juntas possuíam o impressionante acervo de 9 milhões de volumes. Infelizmente no ano de 1193 foi destruída por um exército invasor e hoje só restam as suas ruínas em uma região que não é mais habitada. No ano de 1951 foi fundado um centro de estudos budistas perto de onde foi Nalanda, o Nava Mahavihara. O Museu de Nalanda contém alguns manuscritos e vários outros itens encontrados em escavações no sítio arqueológico.
Se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO em 2016 por: “testemunhar o desenvolvimento do Budismo em uma religião e o florescimento de tradições monásticas e educacionais".

6. Casa da Sabedoria

Localizada no Iraque, era uma instituição muito importante no campo intelectual e científico antigo e além de ser um centro de traduções de obras. Foi fundada no início do século IX pelo califa Harune Arraxide. Em suas instalações eram feitas recuperação, cópia e difusão de textos sobre filosofia, ciência e astronomia. Foi uma instituição chave no “Movimento das traduções", tendo sido considerada o maior centro intelectual da conhecida época chamada de “Idade de Ouro do Islã". Vários mestres mulçumanos dos mais eruditos fizeram parte deste importante centro educacional. O objetivo principal da Casa de Sabedoria era a tradução de livros do persa para o árabe, além de terem uma grande preocupação na preservação dos livros existentes. Durante o período de apogeu da Casa de Sabedoria, a cidade de Bagdá onde ela se encontrava ficou conhecida como a cidade mais rica e centro de desenvolvimento intelectual do momento.

7. Biblioteca Imperial de Constantinopla

Se hoje temos acesso as obras clássicas gregas, devemos isso graças às cópias originárias da Biblioteca Imperial de Constantinopla. Fundada entre 337 e 361 D.C por determinação do Rei Constâncio II, armazenava documentos antigos romanos e gregos por mil anos depois da destruição da Biblioteca de Alexandria. Infelizmente durante as Cruzadas no século XIII, foi completamente destruída. Segundo historiadores ela foi a última das grandes bibliotecas da antiguidade.
Um fato interessante é que foi na biblioteca imperial de Constantinopla que surgiu o movimento de transferir os textos do papiro para o pergaminho. Isso se deve pelo fato do pergaminho ser bem mais resistente a ação do tempo e a sua conservação ser bem melhor do que o papiro. Os responsáveis por esse trabalho dedicaram uma grande quantidade de tempo e atenção para priorizar que algumas obras fossem preservadas. As obras mais antigas como de Homero e da História Helenística tiveram prioridade nesse trabalho.

8. Biblioteca Apostólica Vaticana

O Papa Nicolau V ordenou a sua fundação em 1450. Em seu acervo eram encontrados trabalhos teológicos, Bíblias e clássicos em grego e latim, além de ter reunidos as coleções das bibliotecas dos papas anteriores a esse período. Existindo até os nossos dias a biblioteca possuí atualmente milhões de documentos como livros, manuscritos, objetos, moedas, mapas, entre outros. O acesso a seu acervo é apenas para pesquisadores e pessoas credenciadas, mas uma boa parte de arquivos foram digitalizados e se encontram disponíveis online.
Os principais assuntos encontrados na biblioteca são: ciências, arte, reforma protestante e a contra-reforma católica. A estrutura das coleções é dividida por línguas (grego e latim). 

9. Biblioteca Palafoxiana

Localizada no México, foi fundada em 1646 pelo Bispo Juan de Palafox y Mendoza. Ele a fundou em 05 de setembro de 1646, fornecendo cinco mil volumes de ciência e filosofia. O diferencial é que essa biblioteca era aberta para consultas de qualquer pessoa. Mesmo não sendo tão antiga quanto as anteriores, merece ser mencionada pelo fato de ser uma das primeiras bibliotecas da América. O seu acervo comporta 41 mil livros e manuscritos, alguns dos mais antigos datados do século 15. 

10. Biblioteca do Mosteiro de São Bento

Fundada na Bahia no ano de 1582, essa biblioteca é a mais antiga do Brasil e reúne no seu acervo obras raras dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. É tombada como Patrimônio Histórico Artístico Nacional e conta com mais 320 mil itens. Seu arquivo histórico é consultado por pesquisadores do Brasil e de todo o mundo, pelo fato de guardar um dos maiores acervos de documentos do Brasil, como os Livros do Tombo, declarados Patrimônio da Memória do Mundo. Muitas obras do acervo já foram digitalizadas, como por exemplo a coleção “Obras Completas de Luiz de Camões" e “Cartas Selectas de Padre Antônio Vieira", que podem ser lidas online.


Estudo realizado por Jonatã da Silva Higino, aluno do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia