Design de Biblioteca

 


 

Ambientação e estratégias inovadoras. 




O design compõe o cenário do nosso cotidiano e não podemos deixar de ressaltar sua importância e de reconhecer sua influência em nosso comportamento.

De acordo com alguns especialistas o termo design é inglês e deriva do latim designare; destacar, marcar, projetar. Focando na criação estética, isto é,    construção da identidade visual do ambiente (estilo).

Sendo assim, o design de biblioteca contribui para torná-la mais atraente, e quando atua em sincronia com um bom atendimento gera a satisfação dos leitores.

Devemos destacar que a elaboração do projeto tem como objetivo gerar uma conexão emocional com o usuário visando facilitar as atividades bibliotecárias.

Compreende-se que para obter resultado satisfatório será fundamental conhecer os hábitos dos usuários e seus interesses literários. Assim, o bibliotecário poderá realizar a gestão do acervo para suprir a demanda informacional com eficiência.

Segundo Vieira (2014) entender os desejos dos usuários em relação ao acervo e aos serviços prestados, ajudará no aperfeiçoamento do atendimento.  Isto posto, é notório que a biblioteca cumpra sua missão quando o leitor encontra a informação que precisa de forma adequada em um ambiente agradável e funcional.

 

A importância do Marketing.

 

Na administração de empresas o marketing é fundamental na criação de estratégias  para dar visibilidade aos produtos e serviços. Nesse caso, quando aplicado em atividades específicas dentro da biblioteca, auxiliará no processo de atendimento e comunicação gerando a satisfação dos usuários a longo prazo.

A dinâmica do espaço dentro da biblioteca

Para que ocorra a dinâmica do espaço será necessário inicialmente uma avaliação que determinará o melhor local para circulação dos frequentadores. Tendo como meta uma ação psicológica que estabelecerá a permanência e o deslocamento necessário dentro do ambiente criando uma atividade útil.

No mais, podemos supor que o projeto de uma biblioteca levará em consideração os sentimentos e comportamentos que deseja despertar nos usuários dentro das estruturas planejadas. Como por exemplo a criação de sistemas de sinalização no ambiente para ocasionar comportamentos predeterminados.  

Veja o exemplo abaixo:

                  Imagem: fotos.net
 

 

Dentro dessa alternativa de planejamento a autora Almeida (2005), reafirma que o espaço da biblioteca tem como foco facilitar o desenvolvimento das atividades, expandindo sua produtividade, reduzindo esforço físico e mental da equipe.

 

Compreendendo que as pessoas em geral, tendem buscar o bem estar dentro dos espaços que frequentam. Logo, o design auxilia dentro dos mais diversos locais; escritórios, escolas e dentre outros. Portanto, o ambiente da biblioteca não poderia ser diferente e propiciar uma sensação aconchegante.

 

As influências das cores no ambiente.

 

Complementando o assunto abordado anteriormente podemos acreditar que a criação de um espaço agradável, necessitará de uma aplicação planejada das cores pois, seguirá um processo de ambientação. Entendendo que a cor   auxiliará na composição da percepção visual no intuito de despertar sentidos psicológicos como esclarecerá o autor em seguida.

 

De acordo com Farina (2011) a cor desperta diversas sensações, e por esse motivo é de grande importância uma aplicação cuidadosa de forma que se adeque totalmente ao ambiente (nesse caso a biblioteca).

 

E para compreendermos essa afirmação - Em Psicodinâmica das Cores na Comunicação- (efeito psicológico das cores gerando uma atitude planejada) explica como as cores influenciam o ser humano gerando sensações de alegria ou tristeza, estimulando atividade e passividade. Então, podemos salientar que as cores mergulham no oceano da consciência intensificando impulsos e desejos.                       

Dessa forma, o design e o planejamento de atendimento, atrelado a uma organização formam um conjunto de estratégias que são importantes para alcançar o feedback positivo dos usuários. Contribuindo para o aprimoramento dos serviços disponibilizados e suprindo as exigências dos clientes. 

 

Bibliotecas que se destacam:


Biblioteca do Centro Sueco de Arquitetura e Desenho.

O edifício da Biblioteca foi projetado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo Premiado pelo Kasper Award Salin em 1998. Prêmio importante concedido pela Associação Sueca de Arquitetos.

ArkDes - Estocolmo.



           Fotos: Janzon

 

 

Biblioteca Parque Villa Lobos. Inaugurada em 2015

Localiza-se na Zona Oeste da capital paulista, o espaço foi criado dentro do Parque Villa-Lobos. Sendo a biblioteca planejada oferecer empréstimos de livros e ambientes para estudo.

Ambiente inclusivo e acessível, a biblioteca possui diversos aparelhos de tecnologia folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braille, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela, mouse e teclado adaptados.

Por conseguinte, através das releituras dos autores mencionados e das informações pesquisadas, podemos compreender a importância da aplicação das cores, e realização das etapas de planejamento. Pois, a biblioteca contemporânea além de ser um espaço de pesquisa, estudo e conhecimento tornou-se um ambiente moderno, criativo, dinâmico, interativo e tecnológico.

 

Pesquisa realizada e redigida por Fabiana Teixeira-Estudante do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

 

Referências e links disponíveis em:

http://www.cazadoresdebibliotecas.com/2015/10/arquitetura-e-designer-biblioteca-do.html

https://issuu.com/gabrielviana5/docs/psicodin__mica_das_cores_em_comunic

https://bvl.org.br/sobre/

 bdm.ufpa.br

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia