Biografia- Infância, adolescência e acontecimentos importantes.


  Infância e acontecimentos:

Paul Otlet, nasceu em 23 de Agosto de 1868, em Bruxelas na Bélgica cidade natal também dos seus pais. Sua mãe se chamava Maria e faleceu aos 24 anos  deixando-o com apenas 3 anos de idade aos cuidados do pai Eduoard Otlet, senador e homem de negócios no ramo no transporte que atuava coordenando projetos ferroviários em vários países do mundo incluindo a Rússia, Argentina e Brasil.

Otlet e seu irmão, tiveram uma infância solitária, pois o seu pai acreditava que a melhor educação para seus filhos seria fora do ambiente escolar que segundo ele era sufocante. 

E sobre isso ele escreveu em seu diário:

 "Meu  pai  não  estava excessivamente  preocupado com os detalhes da minha educação e simplesmente queria a liberdade para mim.  Como não fomos para a escola, não tivemos amigos. Talvez isto tenha sido como eu desenvolvi meu gosto para isolamento e estudo. Eu sempre me vi sendo atraído para o papel e a escrita" (OTLET).

 Adolescência e vida acadêmica:

 Foto: os irmãos Otlet
Fonte: https://www.acbsc.org.br/wp-content/uploads/2018/08/EBOOK-word-julho-2018-vers%C3%A3o-final.pdf

Aos 11 anos de idade devido a um problema de saúde do seu pai a família foi morar em Paris e Otlet foi estudar no colégio Jesuíta por três anos e em seguida retornaram a Bruxelas onde o mesmo foi concluir o ensino médio no prestigioso College Saint´Michel.

Nessse período um jovem Otlet encantado pelos livros, pela leitura e pela bibliografia revela em seu diário:

" Eu poderia me trancar na biblioteca, olhar os livros, ler tudo o que queria e folhear o catálogo, que para mim era milagroso, este instrumento que me permitia usar todos aqueles livros. Assim foi como nasceram os meus primeiros pensamentos sistêmicos". ( OTLET).

 Foto: College Saint Michel

Apaixonado por livros logo foi chamado para exercer a profissão de Bibliotecário com apenas 15 anos. Com o passar do tempo aumentou a preocupação do seu pai em relação ao futuro dos filhos e a gestão dos negócios da família, sendo assim, o patriarca resolveu interferir na escolha de sua formação o pedindo para se formar em Direito e o substituir em sua ausência, pedido que foi prontamente atendido por Otlet.

Graduação em Direito :

Em 15 de julho de 1890, Otlet se gradua em direito na Universidade Católica de Louven e na Universidade Livre em Bruxelas. Se torna um homem rico com doutorado na area jurídica, mas não ama a profissão.

Em seus escritos confessa:

O que eu faço? Um monte de coisas e nada de nada. Não consigo me controlar. Eu desperdiço meu tempo em  vez de me concentrar . Eu assumi uma carreira profissional quando tudo o que eu sempre realmente amei eram estudos teóricos. Eu sou u m  pobre pretexto de u m advogado. (OTLET).


·         Casamento;

Em 1890 e aos 23 anos casa-se com Fernande Gleinare e tem dois filhos
Marcel e Joan. Sendo este seu primeiro casamento, mais tarde ele constituirá outra família.


Problemas Pessoais com a primeira guerra mundial:  


Com a eclosão da primeira guerra mundial e com os seus filhos Marcel e Jean lutando no exército da Bélgica, Otlet enquanto se dedica aos seus trabalhos teóricos, recebe a notícia que um dos seus filhos, Jean, estava desaparecido e nada pode fazer para encontra-lo. Alguns mesmo adiante receberá a confirmação de óbito do mesmo para sua grande infelicidade. Dentre seus tantos escritos ele revela toda sua dor:

·     " Meu pobre querido Jean não está mais desaparecido. Agora sabemos que ele está morto. Há duas horas atrás, ouvi isso de Marcel. Meu pobre Jean morreu um herói. Uma bala na cabeça o matou no Yser, no dia em que os alemães cruzaram o rio. Querido Jean,
filho querido, todas as minhas lembranças de você c o m o u m p e q u e n o m e n i n o v e m m e i n u n d a n d o d e novo, tão boas como a memória de um jovem. Nele, vejo tudo da juventude dizimada, todo o sangue que fl u i u , o s m il h õ e s q u e o u t r a s b a l a s , n o s o u t r o s campos de batalha, e eu sinto em mim algo mais forte que o ódio, não contra o homem, mas contra t o d o o a b o m i n á v e l s i s t e m a q u e p r o v o c o u e s t e c a t a c li s m o . E s t o u m a i s e m p e n h a d o d o q u e n u n c a n u m a v i n g a n ç a . E u v o u v i n g á - l o t r a b a l h a n d o p a r a q u e s e u s a c r ifí c i o s i g n ifi q u e a l g o e s i r v a c o m o progresso para o mundo, finalmente livre de guerra." ( Otlet).



Logo abaixo; podemos ver as imagens do antes e depois exatamente do lago citado por Otlet, lugar exato onde o jovem Jean, seu filho, esteve em combate tentando aplacar a invação dos alemães na região. Logo após o ocorrido Otlet passa a se dedicar ainda mais ao ativismo pela paz.

Batalha do Yser:

                                            Foto: O rio Yser
                                         Foto: O rio Yser atualmente e a trincheira (memórial).


Sonhos e objetivos principais:

·         Visionário



Fonte: https://www.google.com/search?q=paul+otlet&client=firefox-b-d&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=T1VAfn08py_UOM%253A%252CCTzW-8Dh5iX4AM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kQtWfPiCrJUfddLIEXQfb_UZe9c7w&sa=X&ved=2ahUKEwjmze_qvYjkAhXiB9QKHTN7DYAQ_h0wD3oECAoQDQ#imgrc=_&vet=1


Sonhava em criar modelos para administrar e interpretar o capital intelectual coletivo.



·         Características intelectuais:

-Um teórico brilhante, ético, pacifista e ativista social. Um homem a frente do seu tempo que visava contribuir e construir um mundo documental.
-Prêmio Nobel pela Paz.





·         Parceiria com Henri La Fontaine:




Fonte:https://slideplayer.com/slide/6956536/



Em 1891, Otlet conheceu o também advogado Henri La Fontaine que assim como ele  compartilhava o mesmo interesse em relação a bibliografia e as  relações  internacionais.

Por: Fabiana Dovier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia