O Futuro da Biblioteconomia.






A era tecnológica e a indústria 4.0 são definições atuais que estão inseridas em nossas vidas diariamente fazendo surgir inovações tecnológicas transformando velozmente  todas as áreas do conhecimento.
Sendo assim, o futuro da biblioteconomia está cada vez mais se tornando uma realidade dentro do universo tecnológico e de acordo com pesquisas realizadas recentemente pelos pesquisadores Carl Benedikt Frey e Michael A. Osborne da universidade de Oxford a biblioteconomia tinha 64, 9% de probabilidade de robotização até 2033, índice pelo qual corresponde o impacto da tecnologia nas atividades biblioteconômicas.
Ressaltando que a área da biblioteconomia está longe de desaparecer no decorrer dos anos pois tende a expandir através as funções atreladas a tecnologia se fortalecendo nas adaptações ás mudanças abrindo caminho para atuação do bibliotecário o aproximando do público alvo para o desempenho de atividades mais intelectuais.

E dentro dessa realidade existem três itens principais nas transformações da profissão e no futuro da biblioteconomia:

Ø  Primeiro: a curadoria do conteúdo dentro das atividades da catalogação, indexação, recuperação de informação que deixaram o campo manual para utilizar softwares de automação que colaboram para trabalhos mais rápidos.

Ø  Segundo: biblioteca mais humanizada onde o bibliotecário tem a missão de salvaguardar o registro do conhecimento como também exercer a função feita por potentes servidores de buscadores da internet.

Ø  Terceiro: atualização profissional, pois assim, como outras profissões a atualização deve ser constante para acompanhar as novas tecnologias que emergem modificando a vida das pessoas.
Compreende-se que o bibliotecário hodierno atuará para suprir as necessidades dos usuários indicando uma leitura útil, tratando do acervo local onde exerce suas atividades atuando também, como um guia informacional focando a construção do conhecimento. Sendo um profissional constantemente capacitado para as demandas da atualização tecnológica em que vivemos para dar suportes para as bibliotecas.

Portanto, a biblioteconomia utilizará a informação atrelada as tecnologias sendo fonte de inovação para bibliotecas digitais e devido a este fato, os bibliotecários terão o desafio de prestar serviços às instituições tendo como objetivo o aperfeiçoamento das ações e implementação de novas funções que visam facilitar de forma produtiva o compartilhamento das informações personalizadas.
No Brasil, os principais avanços tecnológicos na área da informação incluem a tendência de recursos tecnológicos para auxiliar na agilização das atividades bibliotecárias através de um painel de gestão do Software disponibilizando a visualização de dados e gráficos interativos que diagnosticará as atividades elaboradas dentro da biblioteca de forma que o bibliotecário possa solucionar problemas e aprimorar os seus serviços.

Outro impacto tecnológico positivo é a otimização em relação a catalogação de livros viabilizando mais praticidade oferecendo ao profissional da área a possibilidade de importar dados e informações úteis e bibliográficas de uma determinada obra ao digitar o seu ISBN.

Contando também, com as plataformas online para verificação do andamento das transformações obtidas por avanços tecnológicos, e demanda dos novos usuários criando plataformas de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).
Compreendendo que esses espaços ajudam a disponibilizar conteúdos em diversos formatos como por exemplo vídeos, áudios, animações e gráficos para complementar o formatos já existentes; relatórios, artigos e livros considerados formatos tradicionais.

Dentro dessa perspectiva o bibliotecário tem a missão de localizar e filtrar as informações mais objetivamente atuando em consonância estratégica dentro das instituições, por possuir conhecimento para administrar toda e qualquer informação tanto em formato físico ou digital.  


Por: Fabiana Dovier- Aluna de graduação em Biblioteconomia da UFPB.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia