Os Tipos de Bibliotecas: A Biblioteca Comunitária

Trabalho de pesquisa realizado por Fabiana Dovier e Jonatã Higino , alunos de Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.


1 INTRODUÇÃO: HISTÓRIA DAS BIBLIOTECAS

A história das bibliotecas está ligada a própria história da escrita e das formas desenvolvidas para registrar o conhecimento da humanidade. A palavra biblioteca é originária do grego bibliothéke, Biblio: livro; Théke: qualquer estrutura que forma um invólucro protetor, cofre, estojo, caixa, estante, edifício.
A importância da biblioteca para a preservação e conservação das fontes de informação e conhecimento é inquestionável. Isso se deve ao fato de que desde o princípio da humanidade, o ser humano tem a preocupação em registrar todo o conhecimento que é produzido.
As primeiras bibliotecas estruturadas da forma que conhecemos na atualidade, tiveram a sua origem na Mesopotâmia, aproximadamente no Segundo Milênio a.C.

2 A BIBLIOTECA NA LINHA DO TEMPO
2.1 Séculos VII e VIII a.C
Surgiram as grandes bibliotecas da antiguidade. Uma que representa o ápice desse período foi a Biblioteca de Alexandria. Ela reuniu o maior acervo da cultura e ciência produzida na antiguidade. É considerada a mais famosa e importante do período greco-romano.

2.2  Idade Média
As bibliotecas eram em sua grande maioria ligadas as ordens religiosas. Isto ocorria tanto no ocidente, como no oriente. Os mosteiros e conventos eram responsáveis pela preservação da antiga cultura greco-romana e eram onde as bibliotecas se encontravam. Neste período o acervo das bibliotecas era fechado ao público em geral, isso se devia ao fato dos monges considerarem a biblioteca como a guardiã dos livros. Muitas das obras clássicas da antiguidade foram preservadas e traduzidas nesta época.

2.3 Renascimento
O renascimento desperta nos homens letrados o interesse em organizar bibliotecas em que se encontravam coleções de livros raros e importantes. Foi durante este período que surgiram as universidades e as bibliotecas tiveram um papel fundamental, pois passaram a ter maior importância enquanto elemento social.
Esse quadro social das bibliotecas foi se desenvolvendo e se consolidando ao passar dos séculos seguintes, até chegar ao século XXI que é marcado pela globalização e novas tecnologias de informação e comunicação. O advento da sociedade da informação e a explosão informacional impõe novos desafios aos profissionais que atuam nas bibliotecas.

3  OS DIFERENTES TIPOS DE BIBLIOTECAS
Assim como é importante saber como e quando surgiram as bibliotecas, também é de grande importância conhecer as diferentes categorias existentes de bibliotecas.

3.1 Biblioteca Nacional
Reunir/preservar/difundir toda a documentação bibliográfica e audio visual produzida no país.
3.2  Bibliotecas Escolares e Infantis
Tem como objetivo dar suporte ao ensino de primeiro e segundo graus, funcionam nas escolas públicas ou privadas.
3.3 Biblioteca Universitária
Focam em disponibilizar suporte bibliográfico e informacional direcionado ao ensino superior.
3.4  Biblioteca Especializada
A designação se refere tanto à especialização para determinado grupo específico de pesquisadores ou direcionada para deficientes físicos, prisioneiros, hospitalizados e etc.
3.5  Biblioteca Pública
Mantidas pelo governo municipal ou estadual, tem como objetivo principal servir ao público em geral.
3.6 Biblioteca Digital
Diante do atual panorama informacional em que nos encontramos inseridos, as bibliotecas digitais são sites que disponibilizam livros, coleções, audio-livros na internet. Isso pode ser feito de forma paga ou gratuitamente.

Além das categorias descritas anteriormente, temos uma outra categoria ao qual daremos uma maior abordagem: “a Biblioteca Comunitária ”.

4 BIBLIOTECA COMUNITÁRIA
Bibliotecas comunitárias são ambientes físicos criados e mantidos através de uma iniciativa popular das comunidades excluídas da sociedade e esquecidas do poder público. A organização é improvisada e de acordo com as necessidades locais, ampliando o acesso a informação e agregando conhecimento, visando melhorias nos índices da educação, propondo inclusão aos menos favorecidos. A biblioteca comunitária é um espaço de incentivo à leitura e acesso ao livro.
Se estabelece quando o Estado deixa de garantir a leitura e principalmente a leitura literária como um direito de todos. A biblioteca comunitária nasce do desejo de alguém ou de alguma instituição que entende que o contato com a leitura e a escrita proporciona à comunidade informações e conhecimentos importantes. Essa possibilidade de acesso proporciona uma reflexão aprofundada do papel do leitor como cidadão. Desta forma o leitor pode interferir em situações ou cenários que antes pareciam distantes e impossíveis de serem mudados.

4.1  Características
Uma característica importantíssima é que as bibliotecas comunitárias são um retrato da comunidade em que está inserida. Muitas bibliotecas são estabelecidas nas próprias casas dos moradores e por isso, possuem horário de atendimento mais flexível com a demanda da comunidade. Mesmo em horário de almoço basta o menino ou a menina bater na porta que sairá de lá com um livro. Estas são algumas das características das bibliotecas comunitárias que garantem seus espaços com crianças e adultos todos os dias. Quando ocorre o fechamento de uma biblioteca comunitária é sempre uma grande perda para a comunidade, isso pelo fato da biblioteca fazer parte do seu dia a dia.
A biblioteca comunitária pode ser também considerada uma biblioteca pública, isso pelo fato de desenvolver atividades muito semelhantes. O que a diferencia é o fato de seus recursos financeiros serem através de doações feitas pela própria comunidade através de eventos que tem por objetivo a manutenção e permanência deste tipo de biblioteca.
De acordo com a definição de Jesus ( 2007, p.2 ), as bibliotecas comunitárias são
segundo ela “[...] instituições voltadas para disseminar informação e cultura em locais de carência econômica", por isso é tão importante que o foco dessas bibliotecas seja centrado nas comunidades carentes. Essas bibliotecas são uma ponte para o caminho da informação e conhecimento.

4.2  Importância para as comunidades
Esses espaços tem um valor enorme na transmissão do conhecimento para as comunidades carentes, pois disponibilizam informação em sua grande maioria de qualidade e o mais importante, de forma gratuita. Além de muito mais do que a leitura, tem um valor social para a inclusão através do acesso as diferentes formas de cultura. As bibliotecas comunitárias atuam na linha de frente a favor da igualdade social, juntamente com a contribuição para a cultura do local onde está atuando. O número de bibliotecas nas comunidades vem crescendo ao passar dos anos, apesar de algumas acabarem sendo fechadas, mas outras estão surgindo e levando a disseminação do saber para aqueles que o querem e não tem tantas oportunidades.
5  CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como já descrito, em um contexto geral, o principal objetivo deste tipo de biblioteca é ser um espaço a ser usado pela comunidade. “Desenvolver dispositivos de inovação social, a partir da implantação de bibliotecas comunitárias, por meio de metodologias que garantem a continuidade de projetos pelas próprias comunidades, pode contribuir eficazmente para o desenvolvimento sustentável, de acordo com as necessidades informacionais e comunicacionais percebidas em cada espaço socialmente constituído por seus habitantes". ( CAVALCANTE e FEITOSA, 2011, p. 123 )
Os novos mecanismo sociais devem trazer consigo maneiras de manter as bibliotecas comunitárias, pois na nossa sociedade atual um dos maiores problemas enfrentado pelas bibliotecas comunitárias é a continuação do seu trabalho. Portanto deve-se ter um esforço constante para o incentivo e permanência das bibliotecas comunitárias, pois o papel social que elas representam para as comunidades é de uma importância moral e ética inquestionável.




REFERÊNCIAS
CANÔNICA, Volnei. Bibliotecas Comunitárias ou Bibliotecas instaladas nas comunidades? Publishnews. São Paulo: 10/08/2016. Disponível em: https://2016/08/10/bibliotecas-comunitarias-ou-bibliotecas-instaladas-nas-comunidades

CAVALCANTE, Lidia Eugenia; FEITOSA, Luiz Tadeu. Bibliotecas Comunitárias: mediações, sociabilidades e cidadania. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 121-130, março, 2011. Disponível em: <revista.ibict.br/liinc//índex.php/liinc/article/download//406/269>

FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2007.

JESUS, Marisa S. de. Implantação de bibliotecas comunitárias nos municípios do Estado da Bahia. Salvador: CEPOM, 2007. 

SPÖRRER, Paola Helena Carvalho. Bibliotecas Comunitárias: Fatores Intervenientes na Percepção das Gestoras. 2015. 64 f. Monografia ( Graduação em Biblioteconomia ) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia