Organização e Representação da Informação e do Conhecimento



Organização: Organizar envolve o processo de como fazer a análise, a classificação, ordenação e recuperação das informações que se encontram disponíveis. Ao se realizar esses processos de organização a informação se transforma em conhecimento. Segundo Smiraglia (2001), a organização do conhecimento é a construção de ferramentas para o armazenamento e a recuperação de entidades documentárias. Destaque que o objeto de estudo é o documento, especificamente, obras bibliográficas.

Representação: Representar é o ato de utilizar elementos simbólicos (palavras, figuras, imagens, desenhos...) para substituir um objeto, uma ideia ou um fato. Na Ciência da Informação, a representação está relacionada com as formas de simbolizar a informação e o conhecimento. Representar o conhecimento é uma tentativa de se apropriar dos elementos informacionais existentes nas estruturas e processos mentais que compõem o conhecimento individual, para que o saber possa ser socializado.

Apesar de organização e representação trabalharem em conjunto, eles não são necessariamente dependentes um do outro. Por exemplo, representações que estão desordenadas nem por isso deixam de ser representações (conjunto de representações desorganizadas).


Modelos de Representação:
• Descritivos;
• Matemáticos;
• Visuais;
• Informatizados, etc.

Muito já se falou em informação e conhecimento, mas o que realmente são esses dois termos?
A Informação se obtém a qualquer momento que há um acontecimento que é de interesse de alguém individualmente ou em grupo. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação no conhecimento do sistema que a recebe. Em resumo é o conjunto de elementos passíveis de interpretação que, dependendo do contexto, poderá produzir novos conhecimentos.

O Conhecimento é o fato ou efeito de conhecer algo. Também pode ser uma informação que pode ser adquirida, como uma instrução. São processos mentais de compreensão, entendimento e aprendizado. O conhecimento deve ser representado e organizado para se ter um melhor aproveitamento individual e social. Se utilizando disso torna-se mais útil a apropriação e saberes produzidos.

“O conhecimento se realiza à partir da informação, e ao socializar-se é transformado novamente em informação".


Estudo realizado por Jonatã da Silva Higino, aluno de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia