Bibliotecas Virtuais e a Plataforma Digital.


 

Anos atrás as bibliotecas eram compreendidas apenas em seus espaços tradicionais, onde os livros eram organizados em estantes. Com o passar do tempo e devido as transformações tecnológicas o conhecimento se transformou, surgiram novos formatos e novas plataformas de acessos.
A evolução da tecnologia criou base para o surgimento da biblioteca On-line, tendo como objetivo disseminar a democratização da leitura e do acesso, sendo assim, foram criados sites de compartilhamentos de livros, periódicos, pesquisas e documentos históricos.
Como funciona essa plataforma digital?

A plataforma digital é um modelo de negócio que propicia a troca de informação. Entrando em ação como um facilitador  interativo, disponibilizando acesso sempre de acordo  com os interesses do público alvo.
As bibliotecas virtuais se expandiram oferecendo um vasto acervo, o usuário passou a ter a opção de encontrar livros em formatos diversificados como por exemplo; o audiolivro que se trata de uma literatura gravada por um narrador. Podendo ser reproduzida em vários dispositivos moveis, inclusive o celular. Além disso, é importante citar  que existem dois tipos de bibliotecas On-line: as pagas e as gratuitas como veremos a seguir:



Importantes Bibliotecas Virtuais Pagas

As bibliotecas virtuais pagas geralmente funcionam mediante a contratação de uma assinatura para obter o acesso ao acervo. Tais bibliotecas entraram no mercado de produções literárias investindo em serviços para promoção da leitura mundial.
Sendo as bibliotecas: 
Kindle Unlimited- Disponibilizando serviço de assinatura lançado pela Amazon composta por mais de 1 milhão de obras direcionadas a leitura, sem limite de acessos.
Lev Saraiva- Criada pelas grandes livrarias para disponibilizar um leitor e-book (livro em formato eletrônico) através do serviço de assinatura para o acesso.

Importantes Bibliotecas Virtuais Gratuitas

As gratuitas geralmente não necessitam de cadastro prévio oferecendo obras para download.
Sendo as bibliotecas:
 Domínio Público Portal-Disponibilizando acesso de domínio público. Um portal criado pelo ministério de educação em 2004. Contabilizando um acervo 198 mil obras entre textos, imagens, sons e vídeos, com o objetivo de compartilhar e promover a conservação da memória da produção artística brasileira e internacional.

Brasiliana Guita e José Mindlin (BBN)- Projeto da universidade de São Paulo com um acervo de mais de 3.000 títulos para consulta digital ou download. Com temas da história do Brasil.
 Digital Unicamp- Publicações acadêmicas, revistas eletrônicas, obras raras. Publicações acadêmicas, revistas eletrônicas e obras raras como por exemplo Marília de Dirceu de Tomás Antônio Gonzaga.
Acervo Público do Estado de São Paulo-Documentos e publicações sobre a cidade de São Paulo.
Biblioteca da escola de música-UFRJ - Disponibilizando acervos, fotos, partituras, e tudo que abrange o cenário da música brasileira. E Também, sistema da biblioteca e da informação
Biblioteca STF- Supremo Tribunal Federal . obras raras, consultas relacionadas a área de direito.
Biblioteca Nacional- Criado por Dom João em 1810- Disponibilizando documentos históricos com mais de 2 milhões de Publicações. Sendo um dos maiores acervos digitais com obras completas de Ruy Barbosa.
Biblioteca Digital Mundial- Criada pela Unesco com mais de 20 mil obras e documentos sobre a história dos povos de diversas nações para compreensão histórica mundial. Com mapas e linha do tempo para a assimilação da história mundial.

Projeto Gutenberg Com aproximadamente de 59 mil títulos em formatos e-book e seleção de grandes Clássicos 

Library Of Congress- Maior Biblioteca do mundo com acervos-documentos históricos.

Confira outras bibliotecas digitais relevantes:
Biblioteca Nacional

Considerado um dos grandes acervos do Brasil organizadas no campo virtual, como foco na área de periódicos.
Acesso: bn.br
E-books grátis da Livraria Cultura-
Variados assuntos em diversos idiomas.
Acesso: livrariacultura.com.br/c/ebooks/gratis
Biblioteca Digital da OAB.
Portal eletrônico que é referência para operadores do Direito, pesquisadores, estudantes e leitores em geral.

 Biblioteca Digital da Universidade Federal da Paraíba-UFPB.
Com portais de pesquisa, teses, dentre outros- Tudo que envolve o conhecimento acadêmico e tecnológico.
Acesso:

Biblioteca do Vaticano

Biblioteca Digital da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
Com acervos, teses e dissertações.

Biblioteca Digital Unicap -Recife
Acesso a cervos de produções intelectuais e pesquisa em geral.
 - Acesso: https://www1.unicap.br/biblioteca/

Por  Fabiana Dovier estudante de Biblioteconomia da UFPB. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia