Os Conceitos de Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento

Sociedade da Informação

Uma sociedade sustentada na informação, onde as ideologias serão supérfluas. A sociedade da informação em certo período assumiu a função de embaixadora da boa vontade da globalização, cujos benefícios poderiam estar ao alcance de todos, se pelo menos fosse possível diminuir o abismo digital existente na população mundial.

A sociedade da informação está inserida num processo de mudança constante, fruto do grande fluxo de informação disponível e dos avanços na ciência e tecnologia. Muitos autores e estudiosos acreditam que este modelo de sociedade marca o surgimento de uma nova ordem social que tem como característica básica a circulação e modificação das informações de uma forma nunca antes imaginada, significando uma total ruptura com o passado. Em outras palavras vivemos em um momento em que circulação de informações como já mencionado é constante, e nós como usuários temos a capacidade de escolher e selecionar o que desejarmos, sem muitas vezes precisar do auxílio de um profissional. Com os suportes existentes hoje, como computadores, smartphones, tabletes e principalmente acesso a internet, podemos pesquisar os mais diversos assuntos sem sair do conforto do nosso lar, com apenas um clic.

As novas tecnologias da informação não são apenas ferramentas para se aplicar, mas sim processos para se desenvolver. A informação deve ser um bem público, não uma mercadoria, e nesse processo a comunicação tem um papel participativo e interativo, o conhecimento uma construção social compartilhada, não propriedade privada, e as tecnologias um suporte para tudo isso, sem que se convertam em algo diferente do proposto.

Muitos ainda desconhecem a importância da informação como processo de inclusão e busca de aprendizagem e conhecimento. Segundo Antonio Pasquali (2002), se a informação tende a dissociar e hierarquizar os pólos da relação, a comunicação tende a associá-los; só comunição pode fazer nascer as estruturas sociais.


Sociedade do Conhecimento

Também conhecida como sociedade da aprendizagem. Um mundo onde o fluxo de informação é intenso, sempre em constante mudança, e onde o conhecimento é um recurso flexível, fluido, sempre em expansão e em mudança.
É empregada, particularmente, nos meios acadêmicos como alternativa que alguns preferem a sociedade da informação. A sociedade da informação coloca a ênfase no conteúdo (o processo de captar, processar e comunicar as informações necessárias), e a sociedade do conhecimento da ênfase nos agentes econômicos que devem possuir qualificações superiores para o exercício do seu trabalho.

O conhecimento é entendido como a capacidade que o aluno tem, diante da informação, de desenvolver uma competência reflexiva, relacionando os seus múltiplos aspectos em função de um determinado tempo e espaço, com a possibilidade de estabelecer conexões com outros conhecimentos e de utilizá-los na sua vida cotidiana.
Segundo Andy Hargreaves, a sociedade do conhecimento é uma sociedade que se encontra no processo de aprendizagem. De fato, a produção do conhecimento, recurso econômico básico da sociedade, depende da capacidade dos seus membros de se adaptarem à mudanças e continuarem a aprender de forma autónoma e uns com os outros.

A escola hoje pode ser um local onde ocorre a aprendizagem na sua forma tradicional, mas que vê nas novas formas de tecnologia e de comunicação, contextos de aprendizagem utilizando a web. Desta maneira a tecnologia não será encarada como um concorrente, mas sim como parceiro na criação de modelos de interação e construção colaborativa do conhecimento.



Estudo realizado por Jonatã da Silva Higino, aluno do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia