O Bibliotecário Gestor e Suas Características


O Bibliotecário Gestor e Suas Características



 

O profissional hodierno deverá seguir as transformações socioculturais tendo o olhar continuo no conhecimento, objetivando sempre a aplicação das dinâmicas organizacionais atreladas as novas tecnologias nos mais diversos ambientes informacionais.
Sendo assim, o bibliotecário também, tem o desafio de ampliar seus conhecimentos intelectuais e técnicos acompanhando as mudanças para atender as novas demandas informacionais que emergiram devido ao crescimento da internet. Fato que propiciou novos serviços diante de um mercado cada vez mais tecnológico. E mais, o profissional da biblioteconomia deverá sempre estar atento as novas capacitações em tecnologia para inovar seu atendimento especifico.  

Atuando tanto em empresas públicas, ou privadas. Sendo algumas delas:

 Bibliotecas Públicas/ Comunitárias/ Hospitalares/ Escolares/ Infantis/ Acadêmicas/ Especializadas e Particulares.
Centros de Documentação- Centros de Análise de Informação- Editoras e Publicadoras. Livrarias./Centros de Restauração de documentos.
 Empresa de Comunicação/ Jornais e Revistas/ Empresas Cinematográficas/Publicidade/Videotecas (preparação, organização e distribuição de videotextos e videocassetes).
 Galerias de Arte- Museus de Arte/ de Ciências/ Históricos.
 Centros de Cultura/informação/ Agências de Turismo (informações turísticas locais, nacionais e internacionais, pesquisa de mercado...)
Centros de Pesquisa- Apoio a Pesquisadores (pesquisa bibliográfica, localização e aquisição de fontes ou dados, normalização)/ Pesquisa Aplicada à Biblioteconomia.
Informática- Centros de Computação/ Teleprocessamento/ Bancos e Bases de Dados/ Microfilmagem/ Digitalização/ Internet.
Serviços Autônomos-Consultor e/ou Assessor Especializado.


Segundo Chiavenato (2002), é de suma importância conhecer as diretrizes administrativas pois, através dessas técnicas o profissional estará pronto para realizar atividades em grupo obtendo uma comunicação eficiente, tendo capacidade de compreensão para analisar, gerar motivação e alcançar objetivos traçados.




Compreendendo que gestão bibliotecária  tem como missão principal a de satisfazer as necessidades do seu Público Alvo (leitores/usuários), vendendo e propagando o seu produto (conhecimento/ informação). Atuando com o olhar constante nas oportunidades, sem esquecer as ferramentas úteis do Marketing e as análises dos pontos fortes e fracos dos serviços disponibilizados.
Por tanto, deverá elaborar formas de desenvolvimento através das técnicas de gestão para decifrar as exigências do mercado. Partindo do pressuposto de que ao bibliotecário gestor caberá além de organizar e armazenar o conhecimento, necessitará também: 
-  Planejar
-  Produzir
- Divulgar
- Compartilhar
-  Controlar
-Coordenar as atividades da informação.

Concluindo que dessa forma o bibliotecário gestor será responsável por administrar a informação através das técnicas de organização, classificação e catalogação. Atuando como um administrador de dados, processando e divulgando informação de qualidade. Agindo em sincronia administrativa com sua equipe, os preparando com eficiência no intuito de aplicar técnicas diárias objetivando suprir a demanda do usuário para se fortalecer no cenário competitivo atual.

 Por: Fabiana Dovier aluna do curso de Biblioteconomia da UFPB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia