O Uso da Tecnologia na Biblioteconomia

A Biblioteconomia e as Tecnologias de Informação

A biblioteca ficou conhecida durante a primeira metade do século XX, como um local que servia como repositório de documentos, onde a metodologia que era utilizada permitia que pesquisas na massa documental, onde se buscava a localização física dos documentos fossem realizadas. No entanto, esse quadro mudou drasticamente quando a segunda metade do século XX surgiu. Ocorreu uma explosão informacional e com isso um aumento considerável de publicações, originando meios de identificar as informações consideradas relevantes e se criarem novas tecnologias que permitissem a manipulação dessa massa documental que estava surgindo.

Para Feitosa (1999), a assimilação de tecnologias computacionais pelas bibliotecas resulta, de um lado, dessa explosão informacional e do crescimento da demanda por informação e, por outro lado, das facilidades oferecidas pelo computador de grandes volumes de informação. Vamos observar o seguinte caso: como deveria ser o trabalho de um bibliotecário para organizar e catalogar manualmente o material informacional que chegava a biblioteca, e como com a chegada do computador esse mesmo profissional ganhou mais tempo e facilidade para realizar o mesmo trabalho, agora contando com a tecnologia.

Na década de 1980, as aplicações de tecnologias nas bibliotecas se relacionavam especificamente com a circulação de livros, controle de periódicos, conversão de catálogos para o formato digital e recuperação de informação. Já a década de 1990 ficou conhecida pelo crescimento da internet e assim tornando possível um acesso mais rápido a informação pelo usuário. Isso foi possível por causa do aumento da velocidade de comunicação científica e a publicação de periódicos científicos no meio eletrônico. Segundo Feitosa (1999), com o surgimento da internet não podemos dizer que a biblioteca perdeu o seu espaço, mas com a evolução tecnológica que surgiu, as suas atividades foram bastante modificadas. Com o desenvolvimento dos meios tecnológicos muitos avanços foram desenvolvidos nas bibliotecas e na área de biblioteconomia, como por exemplo a busca online de bases de dados cientificas e acesso aos catálogos e portais das bibliotecas. Além do mais as tecnologias de informação trouxeram benefícios enormes na área de pesquisa. Um pesquisador pode realizar um trabalho acadêmico, apenas utilizando livros e artigos disponíveis em formato digital.

A tecnologia tem influência em outras áreas como de atividades sociais, culturais e a educação. Ela está presente tanto na prática profissional, como em salas de aula dos cursos de biblioteconomia. Isso pelo fato que na biblioteconomia ela é utilizada como um instrumento de suma importância no ciclo informacional. A tecnologia no âmbito educacional proporciona um ambiente capaz de motivar os alunos a desenvolver a sua criatividade, capacidade crítica, autonomia e cooperação. Outro ponto bastante importante é que está tecnologia pode ser entendida de duas formas:

• Primeiro, como uma forma de ensinar conteúdos relativos a ciência da informação, como conceitos básicos de informática (funções do computador, noções de programação e software);
• Segundo, como busca de desenvolver conteúdos relacionados ao curso de biblioteconomia, a exemplo de catalogação por intermédio do computador.

Podemos conservar que o uso das tecnologias proporciona ferramentas extremamente úteis na aprendizagem no curso de biblioteconomia. Mas o que deve ser bastante salientado é que o profissional bibliotecário não deve se tornar um dependente desta tecnologia, e sim, a utilizá-la de forma adequada e consciente, para assim proporcionar uma melhor atuação do seu trabalho. É necessário utilizar realmente essas tecnologias? Sim, mas não apenas contar com elas. É bastante necessário ter uma formação baseada nas raízes da nossa área, ou seja, termos os conceitos e práticas bibliotecárias bem formadas, desde a sua origem manual de trabalho até a nossa atual realidade tecnológica.
Finalizando esse estudo, temos que aplicar o nosso conhecimento na área de biblioteconomia independente do suporte tecnológico que tenhamos disponível, mas o utilizando da melhor maneira para auxiliar no nosso trabalho e com o objetivo de disseminar a informação e conhecimento para aqueles que a procuram.


Estudo realizado por Jonatã da Silva Higino, aluno do curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia