Ciberotecário: O profissional Bibliotecário atuando em Websites e a Arquitetura da Informação.




O conceito de Ciberespaço inclui instituições de interconectividade e o espaço que interliga pessoas, documentos e máquinas sendo fontes informacionais mais acessíveis. Considerados ambientes virtuais de divulgação da Informação e da Cultura.
De acordo com Lévy (1999) o Ciberespaço é definido como um espaço de comunicação aberta por sua interligação mundial, através dos computadores e suas memórias.  Sendo compreendido como um canal de comunicação estruturado que está dividido em três etapas:




Estruturando um conjunto de informações trocadas de forma rápida e eficiente sempre em eterna expansão.
Com o passar do tempo devido as transformações tecnológicas o Bibliotecário ampliou seus conhecimentos e técnicas para suprir as necessidades informacionais dos usuários. 
Nesse contexto a informação disponibilizada na internet ocasionou diversos nichos informacionais fazendo surgir a necessidade de um planejamento organizacional em websites.
Contudo a importância da organização informacional assim, como seu fluxo de navegação tem como objetivo estabelecer hierarquia/categorização do conteúdo para propiciar o devido controle visando descongestionar as entradas de fluxos informacionais.
Segundo Rosenfeld (2002) a arquitetura da informação é a arte e a ciência de organizar/estruturar/categorizar à informação viabilizando um controle mais fácil. E dentro do cenário organizacional o Bibliotecário atua  planejando formas eficazes de categorias, fluxo, uso e acesso à informação trabalhando com conhecimento em tecnologia/editoração.
Entendendo o usuário hodierno como indivíduo que lida com muitas informações diariamente caberá ao Bibliotecário viabilizar estruturas organizacionais eficientes, além de um mapeamento informacional que contribuirá para o acesso e a recuperação da informação específica.



Habilidades do Bibliotecário como Arquiteto da Informação:

Devido a rápida introdução das novas tecnologias nas bibliotecas ocorreram transformações em relação sua organização e gestão. 
Nesse contexto a informação é compreendida como um bem valioso e estratégico para a sobrevivência da Sociedade e a Word Wide Web, com suas inovações foi fundamental de integrar diversas tecnologias e conteúdos ao redor do mundo.
Assim, surgiu um novo Paradigma da função Biblioteconômica incorporando novas definições tecnológicas como por exemplo “Ciberotecário”-“Cybrarian” trazendo uma nova realidade Sócio Cultural perceptível  através do trabalho do bibliotecário como mediador de “ Filtragem” informacional.
De acordo com Oddone (1999) o tratamento entre o processo de apropriação de novos conhecimentos requer qualificação diferenciada que está em constante evolução. 
Tendo preocupação com a quantidade informacional gerada a cada momento, assim, a arquitetura da informação (AI) foca em desenvolver técnicas estruturais para permitir uma informação útil. 
No ambiente www, envolve a elaboração de sistemas de navegação para propiciar organização ajudando os usuários na busca e gerenciamento de necessidades informacionais personalizadas. 

Sendo Características da Arquitetura da Informação:

Organização/Navegação
 Representação e mecanismos de busca, tendo como princípio direcionar os usuários a encontrar e organizar as informações de forma efetiva.
O Bibliotecário trabalhará na arquitetura da informação organizando padrões inerentes a complexidade da informação.

Estratégias
Objetivos de negócio da organização e nos princípios da usabilidade nas limitações técnicas visando as necessidades futuras.

Navegação
O Profissional Bibliotecário atuará na elaboração da navegação ajudando também, na construção de sites fornecendo um planejamento de criação informacional. Utilizando o raciocínio lógico para solucionar problemas entre o usuário e o acesso.

Apresentação de dados
Atuando na elaboração de apresentação de dados e sua reposição para fornecer ao usuário a quantidade necessária de informações no intuito de desempenhar uma determinada tarefa. 

Pesquisa de Busca



 


Imagem: Ciclo documentário


Fazendo pesquisa de busca para oferecer informação do ciclo documental, sua seleção, descrição, interpretação, disseminação e preservação.
Sendo assim, o bibliotecário criará regras para ajudar, interpretar, mediar as necessidades de informação de acordo com a necessidade do público alvo de cada instituição. 
Compreendendo que devido ao surgimento das novas tendências tecnológicas, os bibliotecários desenvolveram habilidades para executar as exigências do público contemporâneo propiciando através da ciência e da cultura, técnicas inovadoras. Através do conhecimento de seleção, acesso, busca, catalogação e classificação para recuperação da informação de forma rápida e eficaz.
  


Por: Fabiana Dovier estudante de Biblioteconomia da Universidade Federa da Paraíba-UFPB.



Referências:
SHIPLE, John. Information Architecture Tutorial. Hotwired Webmonkey Design
http://hotwired.lycos.com/webmonkey/98/28/index0a.html?tw=design [dezembro,2000]
VEGA, J.A. Merlo(1999). Educación y Biblioteca, noviembre. N. 106, p. 38-1998.
WEIDER, Chris, Integrated Internet Information Architecture,
http//:www.earth.path.net/mitra/uri/iiia.htm [janeiro,2001]./ José Juan Péon Espantoso/Mestrando em Ciência da Informação.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia