O Gabinete Português de Leitura do Recife



  


Sem dúvida uma referência histórica o Real Gabinete Português de Leitura localizado em Recife, foi fundado por um grupo de lusitanos intelectuais no intuito de realizar encontros culturais e comemorativos relacionados à pátria lusitana. Tendo como fundador o cirurgião dentista e jornalista João Vicente Martins, por volta de 1851, precisamente na Rua da Cadeia Velha (atual Av. Marquês de Olinda).

De acordo com as informações obtidas através do site oficial no decorrer do tempo precisamente em 1921, o gabinete foi instalado com sede própria em um novo endereço no ponto central da cidade Pernambucana. Sendo uma construção de três andares projetada e assinada por Rodolfo Lima.

Considerada até os dias atuais uma iniciativa de suma importância histórica compartilhando conhecimento através dos tempos, viabilizando compreensão e registro cultural luso-brasileiro interligando os dois países.

Em Junho de 2018, o prédio foi reformado devido à ocorrência de um pequeno incêndio (a biblioteca permaneceu intacta), ocasionado por um curto circuito no térreo entre o prédio da Escola de Enfermagem do Hospital Português e o Gabinete de Leitura para poder retomar suas atividades.



Foto: g1globo.com

A Biblioteca e a Hemeroteca (arquivo de periódicos)  
      
O gabinete abriga uma bela biblioteca rústica, e um acervo especial reunindo importantes obras literárias. Contando com 80.000 livros, conhecida como a biblioteca mais antiga da cidade do Recife. Umas das pioneiras na aplicação da organização Bibliográfica, disponibilizando acesso livre para leitura e com uma hemeroteca ativa na produção informacional científica, editorando a revista “Encontro” (Revista do GPL/PE), inspirando cada vez mais, a pesquisa literária, gerando intercambio luso-brasileiro, em parceria com o informativo da comunidade lusitana intitulado “A Cidade e as Serras”. Incluindo jornais de várias regiões portuguesas e francesas. “O Jornal de Letras Arte e Ideias, e o jornal francês “Le Monde”. A instituição tem como objetivo incentivar visitações nacionais e internacionais no intuito de divulgar sua valiosa coleção.



Obras Raras
Dentre tantas raridades literárias existentes no local, obras do século XVII, XVII, XIX, como por exemplo:
Manuscrito de Urtigas- 1885,1900 autor: Carneiro Vilela (1846/19013) Ilustre intelectual, jurista, escritor de várias obras reconhecidas, jornalista, poeta, romancista e bibliotecário pernambucano.




Manuscrito-Urtigas-Foto: Pascoal

Os Lusíadas- Autor: Luiz de Camões (1880). Capa banhada em ouro, sendo o seu conteúdo um verdadeiro tesouro literário. Veja na imagem abaixo:
 

 Livro os Lusíadas- Foto: Pascoal


 

Sala de Leitura Eça de Queiroz


Foto: gplpe.org

Contando com sala de Leitura, Eça de Queiroz (1845/1900) em homenagem ao escritor e diplomata, conhecido como um dos grandes autores romancistas portugueses da história, tendo como características o realismo descritivo; e a crítica social. Sendo suas obras mais relevantes “Os Maias”, o livro “A cidade e as Serras” e o “Crime do Padre Amaro”. A sala completou 170 anos de atividades literárias. Tendo como gestor da PGL/PE Celso Stamford Campos Filho.





Salão Nobre- Imagem: Diário de Pernambuco

Espaço é disponibilizado para recitais, apresentações regionais e lusitanas. Eventos culturais,exposições, oficinas literárias, fotografias históricas e cinemateca de filmes Portugueses.

O gabinete de leitura está atualmente localizado na rua do Imperador Dom Pedro II, bairro Santo Antônio Recife -PE. É uma ótima opção para futura visitação em tempos mais seguros (pós-pandemia),um lugar memorável para os amantes da literatura, biblioteconomia, biblioteca física, história, cultura e conhecimento em geral.
Para mais informações vale a pena acessar o link e assistir a matéria do Diário de Pernambuco para conhecer os acervos e as estruturas do gabinete, apresentado pela bibliotecária Silvia Carvalheira. 






Pesquisa realizada, atualizada e redigida por Fabiana Teixeira. Estudante de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Contato: fabiana.teixeira@estudantes.ufpb.com  



Referências e links:  http://www.gplpe.com.br/site/
https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2018/06/incendio-atinge-gabinete-portugues-de-leitura.html 
diariodepernambuco.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia