O BookBot da Biblioteca Hunt.




O Bookbot é um sistema robótico gigante de busca e entrega de livros totalmente automatizada instalada na Biblioteca Hunt, da Universidade Estadual situada na Carolina do Norte nos Estados Unidos.
                                                                            
Foto: 
Biblioteca  James B. Hunt Jr. Library-Inaugurada em 2 de Janeiro de 2013.
(Nome em homenagem ao mais antigo governador americano do Estado da Carolina do Norte)



A dinâmica da biblioteca inicia ao ativar o botão de busca para entrega de qualquer título que o leitor possa precisar. Existem coleções armazenadas com aproximadamente dois milhões de itens disponibilizados ao público leitor.

Sendo considerado um bot auxiliador para a biblioteca do século XXI, criando espaço de aprendizagem e colaboração através da tecnologia de forma que as prateleiras automatizadas sejam úteis as demais bibliotecas.

Os livros são armazenados em mais de 18.000 caixas, cada item é minuciosamente verificado quando removido e devolvido ao sistema para permitir uma catalogação on-line precisa.

Interessante citar que enquanto o usuário aciona o botão de busca é possível observar o bot atuando enquanto procura do o livro catalogado (através de uma espécie de guindaste) por assunto. Além disso, o sistema eletrônico ajuda na expansão dos estudos em nível global propiciando múltiplas pesquisas em todas as áreas de conhecimento, propiciando troca de informação e solicitação de entrega do livro através das plataformas bases situadas na Noruega e em Nova York.
Segundo Clark Nexsen o arquiteto do Snøhetta (empresa do projeto) o BookBot causou grande impacto em suas atividades iniciais, devido a perfeição futurista das ações disponibilizadas em relação ao processo de busca dos livros. O bot vai até a caixa do armazenamento e encontra o livro apesar dos seus vários formatos e estado de preservação.

Quando devolvidos, os livros são levados a uma espécie de túnel fazendo com o que o sistema economize 18.500m² de espaço local. A prioridade segundo os gestores é direcionar os recursos financeiros para ampliação das atividades experimentais da biblioteca.

Sendo assim, podemos afirmar que a biblioteca é considerada uma referência para elaboração de pesquisas acadêmicas e leituras em geral, dentro de um ambiente projetado com inteligência, decorado com cores harmoniosas criando um espaço interessante. Com laboratórios para jogos e telas HD em superfícies digitais para interatividades como podemos observar na imagem abaixo:



                                                                              

A biblioteca foi construída com a colaboração do Órgão Regulador de Bibliotecas do Estado para propiciar a democratização ao acesso do conhecimento através da tecnologia. 
Considerada uma biblioteca modelo, sua arquitetura é futurista e sua instalação oferece vários espaços para pesquisas e palestras. Uma área: 2054m²- no total de 5 andares.
 
Acesse o link é veja como funciona:




Pesquisa realizada e redigida por Fabiana Teixeira. Estudante de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Contato: fabiana.teixeira@estudantes.ufpb.com 

 Referências disponíveis em : https://www.lib.ncsu.edu/huntlibrary/bookbot



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia