A Preservação Histórica e a Biblioteconomia






 
 Foto: studio.org

Preservar um bem cultural é compreender sua representação de tradição como algo que fez parte do cotidiano das pessoas por muitos anos, gerando valor simbólico para um determinado grupo ou região.

Seguindo esse contexto iremos conhecer uma antiga agência bancária municipal, construída em 1906, que transformou-se em uma biblioteca situada em Newbern, cidade com aproximadamente 200 habitantes no Alabama (EUA).   

Através do projeto intitulado “Newbern Library” -Nova biblioteca- realizado em 1993 pela Universidade Estúdio Rural de Auburn, fundada pelos Arquitetos Dennis K. Ruth e Samuel Mockbee.

Elaborando soluções no intuito de reutilizar e desenvolver a preservação dos elementos da arquitetura autêntica da comunidade,  atrelando o valor histórico e a tecnologia da construção contemporânea no centro antigo da cidade de Newbern onde funcionava a antiga agência.

Possivelmente o banco foi doado por uma família da região para que fosse construída uma biblioteca para os alunos, objetivando propiciar pela primeira vez aos residentes um centro social de inclusão digital. E para a viabilização do projeto o grupo de arquitetura e os consultores locais buscaram informações para suprir as reais necessidades da coletividade.

 Sendo assim, o mentor Samuel Mockbee e os estudantes de Arquitetura, iniciaram a construção eliminando algumas paredes do interior da área para aumentar o espaço e abrigar as prateleiras de madeira compensada para organização de livros. Adicionando painéis de teto padronizados feitos de bétula para compor a instalação da biblioteca.

         Preservando também a fachada histórica do local ampliando os espaços externos para adição cúbica de 65 metros quadrados com revestimento cipreste, contrastando com a alvenaria antiga esmaltada. Tendo uma área de expansão de 700 m².

 

 Foto: studio.org

Completando a instalação foram adicionadas alcovas dentro das estantes de livros, criando espaços para computadores e salas de estudos com cadeiras, janelas e armários, resultando em uma bela biblioteca com um antigo piso de pinheiros.

Anexando ao prédio um espaço aberto para atividades extraclasse como podemos verificar na imagem abaixo:



Foto: studio.org

 Preservando a memória do local o espaço do cofre gigante da antiga agência foi ativado para exposição de registros históricos do local e leitura. Veja em seguida:
 Foto: studio.org

A construção da biblioteca foi um projeto que deu certo sequenciando suas atividades com ações criativas direcionadas ao público infantil, além de  atividades sociais para todas as idades incluindo tardes literárias, oficina de artes, desenhos, pinturas e crochê para os idosos. Sempre aos cuidados da coordenadora Barbara Williams que dentre outros lidera o projeto de arrecadação de livros em parceria com editores e professores.
 
 


Foto: studio.org

Em virtude dos fatos mencionados vale citar a importância de projetos que atrelam arquitetura e inovação para criação de novos espaços biblioteconômicos em áreas desprovidas.

Compreendendo a arquitetura como agente cultural atuante através de projetos comunitários, cooperando na reconstrução da memória urbana. Integrando ação social através da implantação e uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Promovendo inclusão digital através da biblioteca para auxiliar nas atividades educacionais dos alunos, oportunizando aos demais usuários  conhecimento ao acesso tecnológico propiciando desenvolvimento social e intelectual aos moradores da região.


Pesquisa realizada, atualizada e redigida por Fabiana Teixeira-Estudante de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba ( UFPB).

Links de referências disponíveis em: http://ruralstudio.org/project/newbern-library/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia