O Dia Nacional do Estudante

 

 

O dia do estudante (chamado também de dia do aluno ou ainda dia do discípulo) é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto. A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, por D. Pedro I.


História
Desde 1927, o dia 11 de agosto celebra o Dia do Estudante. No entanto, a história começou há 100 anos, no dia 11 de agosto de 1827, quando Dom Pedro I deu aval para que os primeiros cursos superiores de Direito passassem a existir no Brasil. Os cursos eram localizados em Olinda (PE) e em São Paulo capital. Ambos os cursos deram origem a universidades, sendo elas a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
A USP foi fundada em 1930 e, antes de sua criação, foi um ponto significativo para reunir pessoas que debatiam sobre pensamento crítico cultural, sociológico, antropológico, jurídico e político, fato que contribuiu para a evolução da nação.


PRIMEIRAS UNIVERSIDADES DO BRASIL
As primeiras universidades do Brasil surgiram em 1808, sendo elas academias de Cirurgia e Anatomia, da Guarda Marinha, Agricultura, Pintura e Escultura, entre outras atividades que surgiram antes do curso superior de Direito.
Apesar de existirem outras graduações antecedentes a de Direito, o Dia do Estudante é comemorado a partir da criação desse curso por ele marcar a história da educação no Brasil. Isso aconteceu, pois os acadêmicos do curso de Direito passaram a discutir ideias como o abolicionismo, republicanismo, conservadorismo, liberalismo, etc.
Antes de existirem universidades brasileiras, as pessoas que desejassem obter um ensino de nível superior precisavam ir até a Europa. Dessa forma, apenas pessoas de classes econômicas superiores podiam ter acesso a uma educação posterior à escola.
Nos dias de hoje, estudar se tornou uma realidade comum para muitas pessoas. No entanto, ainda existe uma parcela da população que não tem acesso a uma educação de nível superior. Para difundir a realidade de um ensino superior igualitário, o Brasil criou programas como o Prouni, Fies e Sisu. O Dia do Estudante relembra a história de nosso país e a importância da valorização dos alunos brasileiros, pois essas pessoas são o futuro do Brasil.

 


Importância
O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagem a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. Vale lembrar que ao longo dos anos este dia também marcou eventos importantes, como a criação da União Nacional de Estudantes –UNE , em 1937, que é a entidade representativa dos estudantes em nosso país.
Cada vez mais é fundamental dar valor aos estudos e buscar novos caminhos. Só assim é possível ter qualidade de vida. O estudo trás não somente benefícios financeiros, mas também realização pessoal e possibilidades de atuar de forma mais efetiva na sociedade. Por isso, atualmente, as pessoas se preocupam com uma formação sólida e, muitos, independente da idade, retomam os estudos com objetivo de exercer plenamente seu potencial.
Além da formação em cursos regulares, muitas pessoas buscam ampliar seus conhecimentos por conta própria, tornando-se autodidatas, seguindo seus interesses e métodos próprios. Sem dúvida, essa é uma maneira interessante e eficiente de construir o conhecimento.


O Dia do Estudante em 2020

 
Neste ano de 2020, todo o processo de educação e aprendizagem foi interferido pela pandemia de Covid-19. No início do ano as aulas foram suspensas. Em seguida se percebeu que a retomada das atividades demoraria mais que o previsto, então se iniciaram algumas medidas para amenizar a ‘pausa na educação’.
Escolas da rede privada e algumas faculdades federais, adaptaram aulas online, em diferentes plataformas digitais. A rede pública municipal e estadual optou pelas chamadas ‘aulas remotas’ e ‘híbridas’, que oferecem material impresso para alunos que não tenham acesso a internet.
Sem dúvida, este é um ano diferente. Que cada um tem uma história nova para compartilhar de como está sendo a adaptação e como as mudanças afetaram suas rotinas. O Dia do Estudante 2020 vai ser marcado por essa luta contra um inimigo invisível. O Dia do Estudante 2020 será lembrado por lutas individuais e pessoais, de alunos que superaram a falta de recursos, tempo, vontade e não desistiram.

 

Este blog foi desenvolvido e organizado pelos também estudantes Fabiana Teixeira Dovier e Jonatã da Silva Higino, alunos do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia