Dia 29 de Outubro - Dia Nacional do Livro



 A HISTÓRIA DO DIA NACIONAL DO LIVRO E O PRIMEIRO LIVRO IMPRESSO NO BRASIL.


O dia nacional do livro datado no dia 29 de Outubro foi em decorrência do dia da fundação da Biblioteca Nacional na cidade do Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia por volta de 1810.

Primeiro livro Impresso no Brasil



Imagem: internet


Segundo registros históricos o primeiro livro impresso em terras brasileiras foi Marilia de Dirceu, do autor Tomás de Antônio Gonzaga (1810). Devido as inovações da imprensa no pais, as máquinas de impressão eram utilizadas para criação de jornais com conteúdo  relacionados aos interesses da Coroa Portuguesa, pois financiava as impressões.
 

A apresentação da obra Marilia de Dirceu e perfil do autor Tomás Antônio Gonzaga

 
Obra intitulada Marilia de Dirceu trata-se de um poema autobiográfico composto escrito pelo poeta luso brasileiro Tomás Antônio Gonzaga.
O poema é dividido em três textos sequenciados, e foi divulgado e publicado ao longo da vida do autor. Tendo a primeira parte publicada em 1792, a segunda por volta de 1799 e a última e terceira parte em 1812.
Por ter vivido um amor melancólico seus textos foram marcados por versos autobiográficos onde o escritor narra um amor impossível entre Maria Joaquina Dorotéia Seixas e o poeta representado pelo personagem do pastor Dirceu.
O autor, Poeta, Advogado, Juiz e ativista político luso-brasileiro Tomás de Antônio Gonzaga nasceu 11de Agosto de 1744 na cidade do Porto e faleceu no Ilha de Moçambique em 1807, onde cumpria pena de degredo.
Seus pais o Dr. João Bernardo Gonzaga e a  Dr. Tomásia Isabel Clarck, o levaram para o Brasil durante a infância  onde moraram por algum tempo na cidade do Recife e Bahia lugares em que seu o pai exercia magistratura. Retornando a Portugal anos depois, para concluir seus estudos de direito aos 24 anos na Universidade De Coimbra, e dentre outras atuações, em 1981, foi indicado para ocupar o cargo de Ouvidor Geral na Comarca de Vila Rica em Ouro Preto, Minas Gerais.
Durante sua estadia em Minas Gerais se envolveu na Inconfidência Mineira e em Maio de 1789, foi acusado por conspiração, sendo transferido e preso no Rio de Janeiro. Detalhe que nesse período o poeta estava noivo de Maria Dorotéia Joaquina Seixas, filha de importante família da capital mineira e devido a este fato o poeta escreveu poemas autobiográficos.

A Importância do Livro e da Leitura na nossa vida


Como já salientamos em estudos anteriores o livro foi uma das maiores invenções que o homem já elaborou. Isso se dá pelo fato de ser através do livro que conhecimentos, culturas de outros grupos sociais e de outros países e a própria história do ser humano é transmitida para nós através da leitura. Assim a preservando e sendo passada de geração para geração. E como o mês de Outubro é comemorado o dia nacional do livro, vamos Destacar alguns pontos que o tornam tão importante para a nossa sociedade.



Transmissão do Conhecimento


O conhecimento deve muito ao livro, porque é através dele que uma geração pode passar a outra o que desenvolveu, o que aprendeu, as pesquisas e os resultados que os indivíduos dessa época conseguiram. Quando estamos lendo um livro, estamos ao mesmo tempo interagindo e absorvendo o conhecimento que outras pessoas desenvolveram sobre os mais variados assuntos de diversas áreas do conhecimento humano. Temos que Destacar que a busca do conhecimento não é exclusiva apenas do livro, mas ele é um dos caminhos mais importantes que podemos escolher, pelo fato de que o livro é elaborado de uma forma que podemos entender melhor o conteúdo, isso só é possível porque ele segui a seguinte linha de transmissão de informação: tem um começo, meio e fim. Isso nos permite ter uma visão e compreensão mais detalhada do assunto que estamos lendo.


Desenvolvimento do Senso Crítico


Quando lemos o conteúdo de um livro desenvolvemos o nosso senso crítico, que é nada mais do que uma habilidade de ler e interpretar o que nos rodeia e dessa forma tomaremos um posicionamento quer seja a favor ou contra determinado tema ou situação, ou até mesmo temos a opção de nos tornamos neutro em determinado momento. Quanto mais lemos mais desenvolvemos o nosso senso crítico, desenvolvemos argumentos e elaboramos novas teorias e dessa forma não somos facilmente manipulados por outros. Estudos comprovam que pessoas que lêem pouco, acabam ficando sem argumentos quando é necessário se posicionar ou defender um ponto de vista. Quando temos por hábito ler livros esse problema não acontece, pois temos argumentos que podemos usar para defender no que acreditamos ser o correto.


Ter Acesso a Cultura

 


 
Uma das grandes contribuições do livro é nos proporcionar o acesso a Cultura, seja a nossa, a de outros grupos e de outros países que não conhecemos. Mas uma pergunta que deve ser feita: “O que entendemos por cultura?
• Estilo de vida;
• A arte;
• O modo de pensar;
• Os relacionamentos dentro de uma sociedade ou com outros povos.


É através da leitura que podemos conhecer e entender detalhes, curiosidades e características de cada cultura que existe no nosso mundo, lógico tendo o senso de entender que a Cultura abrange algo muito mais amplo e que não pode e não deve ser limitada a um ponto específico. Os livros servem como elos de ligação entre você e essas culturas, permitindo que você possa perceber, captar e entender as idéias, os comportamentos, as crenças e outras variadas características de uma cultura em particular.


Melhora a Escrita


Quando a pessoa tem o hábito de ler bons livros automaticamente vai desenvolvendo outras habilidades. O hábito de ler ajuda a pessoa a melhorar a escrita e também elaborar melhor uma redação. Nos ajuda a desenvolver e elaborar os nossos argumentos, palavras, uso do idioma, entre outros recursos essenciais para uma escrita melhor e um amplo conhecimento para realizar uma redação aceitável. Para escrevermos bem dependemos do nosso vocabulário e de como iremos usá-lo para assim criarmos frases e argumentos. E isso só é possível com o exercício da leitura, que nos permite expandir o nosso vocabulário e desenvolver uma argumentação mais elaborada e com base teórica.


O Prazer de ler


 
Para concluir, quando temos o hábito de ler bons livros, encontramos prazer nisso. O prazer da leitura nos leva a viver a história ou local e situação em que este livro foi escrito. Somos emergidos em um novo mundo que não conhecíamos, e isso se torna não apenas uma leitura, mas sim uma viagem junto com o autor do livro. A leitura nos leva a conhecer novas pessoas, lugares e culturas que nem imaginariamos existir e nos convida a viver aquilo ou parte daquilo que o autor escreveu e está disponível para nós ler.



Referências disponíveis em:  https://www.culturagenial.com/marilia-de-dirceu/ 


https://essaseoutras.com.br/tomas-antonio-gonzaga-historia-poeta-do-arcadismo-marilia-de-dirceu/ 


https://www.educacao.cc/educação/importancia-do-livro-e-de-ler-bons-livros.html

 

Estudo planejado e realizado por Fabiana Teixeira Dovier e Jonatã da Silva Higino, alunos de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia