Projeto em Biblioteca Escolar Pública



 1 BIBLIOTECA PÚBLICA

 



A Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré,localizada na Avenida Matos Cardoso, no bairro do Castelo Branco, João Pessoa-PB. Que contempla o ensino fundamental do 6° ao 9° ano no período matutino realizando as aulas e no período vespertino realizando atividades de caráter físico, recreativo e instrutivo. Também funciona no período noturno onde atende ao ensino de jovens e adultos (EJA). Segundo dados do censo de 2018, a escola conta com 07 de 14 salas de aulas utilizadas, 49 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática (com acesso a internet), quadra de esportes, cozinha, banheiro, sala de secretária refeitório, despensa, almoxarifado, pátio coberto, área verde para lazer e biblioteca. Além de contar com equipamentos como TV, DVD, Aparelho de som.
Escolhida pelo grupo formado por Fabiana Teixeira, Irani Gomes, Jonatã Higino e José Jullyan sobre a orientação do professor Dr. Henry Poncio Cruz de Oliveira, iniciou o projeto de automação da Biblioteca Escolar Ana Lúcia dos Santos, localizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré.
A primeira visita a Biblioteca Escolar Ana Lúcia dos Santos da Escola Almirante Tamandaré aconteceu em 07/02/2020. Contatou-se que a escola possuía uma biblioteca não automatizada, que tinha recebido reformas e quando reinaugurada em 06/12/2019 recebeu o nome de Biblioteca Ana Lúcia dos Santos, antiga funcionária da instituição que dedicou muito trabalho para o funcionamento e organização da biblioteca. Apesar de não ser formada em Biblioteconomia, ela teve a preocupação em organizar os livros nas prateleiras de forma a auxiliar os alunos e professores ao utilizá-los.
A biblioteca não conta com um bibliotecário como responsável e sim uma pedagoga chamada Isabel. Mesmo com todas as limitações que possuí, a biblioteca é bem organizada e tem um bom fluxo de acesso, tanto por parte dos docentes como dos discentes.



 1.1 Estrutura da biblioteca
A biblioteca conta com 06 estantes com prateleiras, 02 mesas para leitura, 01 armário para livros, 01 biblioteca móvel, 01 computador (com acesso a internet para pesquisas), além de 02 ventiladores e boa iluminação proporcionada por lâmpadas florescentes tubulares.  


1.2 Biblioteca Móvel



O que podemos observar nesta primeira visita é que a biblioteca dispõe de um bom espaço físico, mas carece de um profissional especializado para fazer a catalogação e organização adequada do acervo disponível. Além disso, a biblioteca não possui certos equipamentos necessários para o seu melhor aproveitamento. Dentre esses equipamentos que não estão à disposição estão: um sistema de ar-condicionado, estabilizador ou no-break para controlar instabilidade na rede de energia que nutri o computador utilizado para consultas a internet na biblioteca.

2 ETAPA DO DIAGNÓSTICO
Dando sequência ao projeto durante a segunda da visita datada do dia 13/02/2020 foi necessária para trazer possíveis melhorias à Biblioteca Escolar o grupo interagiu com a responsável pela biblioteca no intuito de obter informações atuais sobre a dinâmica organizacional da informação e quais as dificuldades encontradas em relação à execução do trabalho como um todo dentro da instituição.
Levando em consideração os questionários respondidos e o diário de campo, a biblioteca recebe novos livros por meio de doações de docentes da instituição e requerimentos para a Secretaria de Educação. No passo seguinte a esse processo a responsável pela biblioteca denominada Isabel organiza o acervo, entretanto, reconhece a necessidade de um profissional para mediar, organizar e controlar de forma eficaz o organismo biblioteca. Uma estratégia utilizada para controle de entrada e saída de livros no acervo. A utilização de anotação dos nomes serve como controle dos(as) frequentadores(as), geralmente discentes do turno matutino com idades entre 11 a 15 anos. Além disso, funciona como um identificador das obras mais procuradas como a literatura infantil, livros didáticos e livros solicitados pelos docentes que auxiliam e incentivam a leitura.
Sendo necessárias tais informações para dar base a um diagnóstico preciso que posteriormente viabilizará um plano de ação no qual possa contribuir para otimização dos serviços, sem excluir as informações pertinentes sobre os recursos disponibilizados. E sendo assim, obtivemos os seguintes resultados:

  
 Pontos Fracos:
Falta de controle sistemático para empréstimo dos livros;
Escassos recursos para manutenção da biblioteca;
Necessidade de mesas e prateleiras;
Inexistência de Fichas Catalográficas;
Falta do Profissional especializado (Bibliotecário);
Ambiente desfavorável à Preservação dos Livros;
Falta de um canal de comunicação/ compartilhamento/ Divulgação para possíveis doações.

Pontos Fortes
Boa Frequência da Biblioteca;
Organização Geral da Biblioteca (em suas possibilidades);
Incentivo à leitura extraclasse.

O resultado desse diagnóstico dos pontos fracos e fortes nos servirá como mapeamento dos problemas que irá nos orientar passo à passo na elaboração das estratégias que auxiliará sanar os obstáculos encontrados, e assim, gerar ações que possam fortalecer os pontos fortes trazendo resultados satisfatórios a longo prazo.

3 SOFTWARE ESCOLHIDO PARA A BIBLIOTECA
No dia 20 de fevereiro de 2020 foi realizada uma terceira visita a biblioteca Ana Lúcia dos Santos com o objetivo de analisar as configurações do sistema operacional e do computador disponível na biblioteca. Dessa forma, ao fazermos a análise do computador constatamos que o equipamento possuía um Processador Intel (R) Pentium (R) CPU G2020/2.90 GHz; Memória RAM de 4,00 GB; Sistema Operacional Windows 7. Além disso, possuía um Hard Disk (HD) de 465 GB, tendo sido utilizado 69.6 GB e possuindo 395 GB de espaço livre.
Diante destes dados encontrados, percebemos nessa análise que o computador da biblioteca correspondia as especificações necessárias para a implantação do software para biblioteca. O problema que percebemos é a necessidade do computador ter um estabilizador de energia (no mínimo) ou um no break, já que a máquina é ligada diretamente na tomada de energia, o que pode causar problemas ao equipamento devido a variações repentinas de tensão da corrente elétrica. E como a responsável pela biblioteca nos informou, alguns computadores instalados na escola na sala de informática apresentaram problemas em decorrência deste tipo de instalação realizada.
A segunda etapa dessa visita foi baixar o software escolhido, que foi no caso o GNUTeca. Mas ao fazermos isso constatamos um empecilho, já que o software não estava realizando a instalação no Windows 7. Desta forma, descobrimos que o GNUTeca funciona melhor em sistema operacional Linux e se fosse instalado no Windows 7  necessário a instalação de um outro software para dar suporte o que se tornaria inviável no momento.
Diante desta situação, todos nós do grupo decidimos por instalar outro software que estivesse de acordo com as especificações encontradas e disponíveis na biblioteca. Assim pesquisando os softwares, decidimos utilizar o Biblivre, um software desenvolvido pela Sociedade Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN) e sendo um programa livre que funciona em sistema operacional Linux, Unix e Windows, justamente o que precisávamos naquele momento. Ao instalarmos o software Biblivre, o programa funcionou perfeitamente e podemos observar que a sua forma de uso é bastante simples e de fácil assimilação, perfeito para o tipo de biblioteca que estamos trabalhando nesse projeto. Juntamente com a responsável da biblioteca, observamos todos os principais recursos disponíveis no programa, como a busca e a recuperação da informação; o controle do acesso para consulta, a reserva, o empréstimo e a devolução de exemplares ao acervo; a catalogação de material bibliográfico e o controle do processo de aquisição de novos itens para o acervo.



3.1 Características do Software Biblivre
O Biblivre é um software livre de gerenciamento de bibliotecas e de acervos gratuito que possibilita a catalogação de recursos informacionais variados e sua disponibilização em um catálogo. Entre as suas características estão: o controle de autoridades e de vocabulário, o gerenciamento da circulação do acervo que envolve os processos de consulta, empréstimo, renovação e a devolução dos materiais e a organização do processamento técnico que abarca desde o recebimento do material e sua descrição física até a impressão das etiquetas para armazenamento nas estantes.
O software surgiu de um projeto criado pela Sociedade Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN) com o objetivo de desenvolver um conjunto de programas livres para a automação de bibliotecas que fossem distribuídos gratuitamente, por isso, o nome inicial do programa era Biblioteca Livre após ter estabelecido uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e seu programa de Pós-Graduação e Pesquisa em engenharia, o projeto obteve em 2006 o Itaú Cultural como patrocinador o que possibilitou financiamento necessário para desenvolver melhorias no programa e as versões subsequentes.
O Biblivre apresenta a maioria dos principais recursos dos softwares de gerenciamento de bibliotecas, quais sejam:
• Controle do processo de aquisição e circulação do acervo;
• Personalização do sistema;
• Processamento técnico de documentos diversificados;
• Instalação adicional dos softwares: Java Virtual Machine 1.6, Apache Tomcat 6.0 e PostgreSQL8.4 necessários para a execução do programa;
• Compatibilidade com o padrão de metadados Marc 21.
Apesar da escolha inicial do software (GNUTeca) houve uma mudança por conta incompatibilidade do sistema operacional com o software do computador da biblioteca e desta forma optamos por utilizar o Biblivre, e podemos afirmar que ele corresponde perfeitamente para a estrutura da biblioteca. O próximo passo a ser seguido e a melhor compreensão do software e assim passarmos para os responsáveis pela biblioteca.

3.2 Cenário ideal

Contatou-se que devido a demanda de usuários e informações da responsável pela biblioteca haverá a necessidade de mais um computador para auxiliar a busca e inserção de material no Biblivre (software escolhido para a biblioteca), assim como, 02 estabilizadores ou no-breaks para e os demais componentes de hadware (mais um teclado, monitor, mouse), além de uma impressora e um quantitativo maior de mesas estantes (pelo menos mais duas de cada), cadeiras e um ar-condicionado seriam suficientes para atender a demanda de frequentadores e melhorar a qualidade do espaço e acesso ao acervo.

 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A funcionária de nome Isabel, responsável pela biblioteca, não dispõe de formação em biblioteconomia, embora mantenha a boa organização e limpeza do ambiente citado anteriormente. Entretanto, é notória a sua falta de conhecimento na área para o desenvolvimento que requer o processo de gerenciamento de uma biblioteca escolar e a preservação dos livros. E nós, como discentes do curso de biblioteconomia procuramos auxiliar em todas as dúvidas apresentadas pela mesma, levando aos professores  todos os questionamentos para sanar os problemas e trazer possíveis melhorias ao atendimento aos usuários da biblioteca.
Após tomar conhecimento da morosidade da Secretária da Educação em prover as necessidades da  Biblioteca Escolar, e saber que a instituição conta com doações (prateleiras p/ livros) feitas pelos próprios docentes da instituição, arrecadamos doações de livros, revistas, implantação do Biblivre (um software para catalogação, processamento técnico de documentos diversificados). Desta maneira, ajudando no levantamento de informações úteis para a preservação e limpeza dos livros e organização do acervo da biblioteca.




 

Comentários

  1. Nesse projeto foi realizado um excelente trabalho, tenho muito orgulho de ter amigos de faculdade tão talentosos.

    ResponderExcluir
  2. Esse projeto foi muito gratificante por podermos orientar e usar os conhecimentos que aprendemos no curso de bibliotecomomia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia