Os motivos do brasileiro ler tão pouco



No dia 31 de março de 2015 o Jornal da Globo trouxe uma matéria em que expôs uma assustadora realidade em nosso país: sete a cada dez brasileiros não tinham lido um único livro sequer durante todo o ano anterior de 2014. Isso corresponde à cerca de 70% da população não chegou a abrir um único livro, nem mesmo para simplesmente o folhear. Segundo os dados de 2015, o Brasil possuía uma população de cerca de 202 milhões de habitantes, mas apenas 60 milhões e seiscentos mil tem o velho hábito de leitura. Isso quer dizer que os 141 milhões e 400 mil da população simplesmente não tem o costume de ler, seja qual for o motivo, este número é muito grande e preocupante, pelo fato de um enorme número de pessoas não lerem absolutamente nada.
Segundo dados da matéria do jornal, um dos principais motivos apontados para esses baixos números são os altos valores dos livros e a crise econômica existente no país desde a segunda metade da década de 2010. Mas será que realmente esse é o único motivo para tão poucos brasileiros terem por hábito ler? Uma das pessoas entrevistadas quando questionado o motivo de não ter lido nenhum livro simplesmente respondeu: "porque deixei passar". O principal razão não foi financeira e nem falta de interesse, mas apenas que "deixou passar". Não podemos culpar apenas os valores altos dos livros, sendo que nas cidades sejam elas grandes, médias ou pequenas, há bibliotecas antigas e boas que podem suprir de livros com qualidade literária e preços acessíveis. Além disso a internet nos traz a possibilidade de ler livros em outros formatos e nas mais variadas ferramentas de acesso, como por exemplo notebook, celular, tablet e etc. Através de arquivos em formato PDF ocorreu uma proliferação de obras disponíveis na internet que em outras épocas eram impossíveis de serem vistas pelo grande público, tendo a oportunidade de lerem obras de autores como Shakespeare, Machado de Assis, Platão e muitos outros. Isso permitiu que pessoas já dadas ao hábito da leitura tivessem uma nova experiência e novas possibilidades de leitura. Essa realidade é comprovada por estudos realizados em vários países do mundo que provam que o número de leitores vem aumentado devido a essa disponibilidade por meios eletrônicos de leitura.
Mas diante destes fatos, o que realmente é o motivo de tantos brasileiros se afastarem da leitura? De acordo com a socióloga Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro, "O que mais afasta os brasileiros da leitura não é o preço dos livros ou a dificuldade de acesso e, sim, a falta de interesse". Vamos listar aguns dos motivos que fazem do brasileiro um mau leitor.

1. O péssimo primeiro contato com a literatura
Ironicamente a escola acaba afastando os alunos do hábito de ler. Isso pelo fato de os professores indicarem livros clássicos da literatura que são irrelevantes para os jovens que ainda estão engatinhando no universo da literatura. Segundo Zoara Failla os professoras tem por costume indicar para seus alunos livros clássicos do século 19, que são maravilhosos, mas que não são adequados a um jovem na faixa dos 15 anos. O que ocorre é que esses jovens consideram essas obras chatas e dificilmente irão ler novamente esse livro quando sairem da escola.
Mas a escola não é a principal culpada ou responsável por desenvolver nos jovens o hábito da leitura. A grande responsabilidade tem que vir de dentro de casa. Os pais são os principais influenciadores na formação e no caráter dos filhos. Lares em que os pais são leitores formam filhos leitores. Se a criança não encontra o incentivo na sua própria casa, dificilmente a encontrará fora.

2. A própria falta de interesse em ler
Para ler é exigido esforço, abnegação, atenção, paixão. Por essas e outras razões e segundo pesquisas, infelizmente o brasileiro é um povo preguiçoso no que se refere a leitura. Muitos que alegam que não leêm por falta de tempo, são os mesmos que não perdem um capítulo da sua novela ou série favorita, ou que não dispensam um chopp com os amigos no bar. Outra desculpa bastante recorrente são os altos preços nos livros, mas muita vezes um valor que gastaríamos em um livro é muito menor do que o valor que gastamos em uma mesa de bar. A internet nos dispõem de sites com promoções de livros, sem contar a infinidade de sebos onde podemos encontrar livros com preços ainda mais acessíveis. Além do mais a internet está repleta de blogs, vlogs e e-books disponíveis para todo tipo de leitor. Tudo isso é uma questão de vontade, de interesse e de incentivo, tanto por parte da escola como também da família. 
 
Dicas para cultivar o hábito da leitura
Ter o hábito de ler além de aumentar o nosso nível de conhecimento também é uma atividade altamente saudável, a leitura nos traz os mais diversos benefícios para o cérebro e para a sua vida, alguns deles são:
* Melhora o funcionamento do cérebro;
* Reduz o estresse;
* Estimula a criatividade;
* Evolui a escrita;
* Amplia o nosso vocabulário;
* Incita o senso crítico;
* Favorece a empatia;
* Ajuda a dormir melhor.
 
São tantos os benefícios que a leitura nos proporciona, que quando temos por hábito a pratica de ler isso se torna um hobby extremamente prazeroso. Listamos abaixo 5 dicas para incluir a leitura na nossa vida:

1. Selecione assuntos que te atraem
Primeiramente para incluir a leitura na sua rotina é necessário que você defina quais são os temas do seu interesse. Busque assuntos que lhe chamem a atenção. Você pode começar com livros de romance, fantasia, biográfico, drama, aventura, autoajuda ou religiosidade, por exemplo.

2. Estabeleça uma meta de leitura
É necessário tratar a leitura como uma tarefa que deve ser realizada e conciliada com as suas atividades diárias. Você pode estabelecer uma meta de quantas páginas irá ler no dia, como por exemplo, ter a meta de ler 10 páginas diariamente, dessa forma não se torna uma atividade cansativa, e ainda melhor você poderá organizar melhor o seu tempo e a sua rotina de leituras.

3. Tenha sempre um livro com você
Se você é uma dessas pessoas que não tem tempo pra nada, essa é uma dica que lhe ajudará bastante. Se você carrega sempre um livro, seja físico ou e-book, pode se dedicar a leitura em alguns momentos pontuais do seu dia, como:
* No transporte público indo para casa ou para o trabalho;
* Quando chega mais cedo em um compromisso e precisa aguardar;
* Enquanto espera na fila do banco pra ser atendido;
* Durante a pausa do almoço (pode ser até 10 minutos de leitura);
* Antes de dormir (em noites que o sono demora a chegar a leitura é um excelente relaxante).

4. Busque novidades
A curiosidade é um forte aliado para incentivar seu hábito de ler. Visite livrarias, físicas ou online, e veja outros temas diferentes daqueles que você já está acostumado. Uma dica importante é ler o resumo de capas que lhe chamam a atenção e que podem despertar o desejo de você se aprofundar mais naquela história desconhecida.

5. Tenha paciência e não desista
É lógico que no início vai parecer chato, difícil e cansativo, mas se você não persistir nunca se permitirá gostar com naturalidade. Deve ser paciente com a sua leitura, não foque sua atenção no número de páginas do livro, daquela matéria no jornal ou revista que te chamou a atenção. E o mais importante nesse processo de ser um leitor constante, é ler com calma para absorver e se sentir envolvido, não para acabar logo e sentir que sua missão foi cumprida. Estabeleça o seu ritmo e assim dessa forma irá evoluindo gradualmente.
 
Concluindo, ter o hábito da leitura em sua vida, seja um livro impresso ou digital, jornal ou revista, só irá te trazer benefícios. Agregue essa atividade ao seu cronograma e logo conseguirá desfrutar dos prazeres e agregar conhecimento na sua vida decorrentes da leitura.

Referências:
POLATO, A. (11 de 09 de 2012). Zoara Failla: "Se o professor não é leitor, não consegue transmitir o prazer pela leitura". Disponível online: Revista Época.

Site: blog.caffeinearmy.com.br/coaching/5-dicas-para-incluir-a-leitura-nos-habitos/

Site: homoliteratus.com/por-que-o-brasileiro-le-tao-pouco/ 


Estudo pesquisado, organizado e realizado por Jonatã da Silva Higino, aluno do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia