Bibliotecas Modernas - Dia Nacional do Bibliotecário





A biblioteca é uma das instituições mais antigas da nossa sociedade, e mesmo com tantas mudanças continua se mantendo como uma referência para a busca de informação e construção do conhecimento. As bibliotecas surgiram inicialmente como repositórios de documentos nas sociedades antigas e com o passar dos séculos se tornaram os locais de guarda de livros e documentos (principalmente durante a idade média), com o despertar do Renascimento durante a modernidade as bibliotecas voltaram a ser procuradas como locais de leitura e estudo. Diante de todas essas fases a biblioteca teve que se adaptar as constantes mudanças que ocorriam na sociedade humana, para assim poderem atender um público sempre ávido por informações, e diante deste panaroma a própria instituição teve que passar por alterações e modernização da sua estrutura e na sua forma de atender e auxiliar seus usuários. Nesse estudo iremos apresentar 05 bibliotecas modernas e conhecidas por sua estrutura futurista, mas sem perder o foco que é atender o usuário. Além disso, iremos mostrar a importância do bibliotecário para as bibliotecas e os usuários.


Biblioteca e Casa de Cultura de Vennesla 


É uma biblioteca pública localizada no município de Vennesla na Noruega. A conclusão da biblioteca foi em 2011 e ganhou diversos prêmios de arquitetura e foi bastante elogiada tanto na Noruega como no exterior. Em 2005 o município de Vennesla decidiu mudar a biblioteca pública já existente para o centro da cidade, ligando uma casa comunitária existente e um centro de aprendizagem a um centro cultural. Dessa forma foi criado uma combinação de biblioteca e casa de cultura. Com esse novo edifício, o município estabeleceu um ponto de encontro público que pretendia aumentar a qualidade da arquitetura na área urbana de Vennesla.

Biblioteca Central de Calgary, Canadá 


A biblioteca possui um dos sistemas de acervo mais ativos da América do Norte, do qual mais da metade dos habitantes da cidade são frequentadores constantes da biblioteca. A sua estrutura proporciona diversos espaços para abrigar atividades de intercâmbio e interação social, estudo e aprendizagem, respondendo aos mais diversos e diferentes requisitos do programa. Ao longo dos seus quatro andares, a biblioteca oferece uma grande variedade de espaços e interações digitais e analógicas, tanto em grupo como individualmente. No térreo, uma biblioteca para crianças oferece uma sala para artesanatos e trabalhos manuais, programas de aprendizagem e espaços de jogos.

Biblioteca Nacional do Qatar 

 


É uma organização sem fins lucrativos sob a égide da Fundação Qatar para a Educação, Ciência e Desenvolvimento Comunitário. Tem como objetivo servir a uma função tripla: como uma biblioteca nacional, uma biblioteca universitária de nível de pesquisa e uma biblioteca pública metropolitana central equipada para a era digital. Como biblioteca nacional coleta e fornece acesso ao conhecimento global, incluindo conteúdo patrimonial e materiais relevantes para o Qatar e a região do oriente médio; como biblioteca universitária e de pesquisa, apóia a educação e a pesquisa em todos os níveis; e como uma biblioteca pública central moderna, fornece serviços e recursos de biblioteca para atender aos interesses de leitura e promover a alfabetização informacional do público em geral. A biblioteca oferece uma grande variedade de livros e e-books, disponíveis em inglês, árabe e outras línguas. Tendo em seu acervo obras de ficção e não ficção, bestsellers e clássicos, bem como revistas e periódicos, DVDs, CDs e audiolivros.

Biblioteca Tianjin Binhai, China 



Inaugurada em outubro de 2017, a biblioteca encanta aos seus frequentadores por suas enormes estantes brancas e onduladas que vão do chão ao teto. Esse espaço recebia antes da pandemia de COVID-19, uma média de 15 mil visitantes nos finais de semana. Além das estantes, as estruturas servem como bancos e corredores de circulação, por ondem os visitantes transitam e, é claro, aproveitam para tirarem selfies. São cinco andares no total, onde se encontram o auditório, áreas de leitura, salas de estudo, reuniões e convivência, além de computadores, salas de áudio e cômodos para armazenamento de livros. Desde a sua abertura, o prédio se tornou um grande sucesso na mídia, onde a descrevem como um "Oceano dos Livros" e a "Biblioteca mais bonita da China", além de também se tornar um local de encontro da população e centro cultural.


Biblioteca de Filologia de Berlim, Alemanha 

 



Situado no bairro de Dahlem, o Campus da Universidade Livre, onde se encontra a biblioteca, se tornou uma espécie de parque de exposições da arquitetura do pós-guerra. Quando foi inaugurada em 1973, o prédio foi considerado revolucionário e havia aqueles que o amasse e aqueles que o odiasse. Internamente, a biblioteca possui cinco níveis, onde estão armazenados 700 mil livros e ainda há espaço para outros 100 mil volumes. Com cerca de 6300 metros quadrados de área útil, a biblioteca possui 636 mesas de trabalho, boa parte delas com acesso sem fio à internet e proteção para computadores portáteis. Desde a sua última reforma, no novo prédio estão reunidas 11 bibliotecas menores.


A importância do profissional Bibliotecário - Dia 12 de Março dia do Bibliotecário 


As bibliotecas que vimos até o momento são exemplos de instituições que são conhecidas por seus edifícios e organização modernos, mas para que essas bibliotecas funcionem corretamente e possam prestar um serviço de qualidade para os seus usuários é necessário a presença de uma profissional qualificado, o Bibliotecário. Ele está presente em nossas vidas desde a nossa educação básica. Nos ensinando a cuidar dos livros, nos auxiliar na busca por mais conhecimento e nos ajudando a compreender como o alfabeto é organizado em volumes nas prateleiras. No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário, um profissional cuja importância vai muito mais além do que apenas manter uma biblioteca em ordem. O bibliotecário se insere como profissional qualificado para exercer a função, não apenas de guardião do conhecimento, reponsabilidade essa que lhe atribuída desde tempos imemoriais e que graças a essa responsabilidade foi possível preservar o conhecimento produzido pela humanidade ao longo dos séculos.
A busca pelo aperfeiçoamento e conhecimento tem sido uma constante entre os bibliotecários que desejam fazer a diferença na sua área, e assim exercer o papel de sujeito da informação, aquele que é capacitado de transformar os lugares mofados e inacessíveis em que muitas bibliotecas e arquivos se encontram, em espaços dinâmicos de informação, leitura e memória, capazes dessa forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas e transformar as escolas e bibliotecas em lugares lúdicos e de inclusão social. A formação humanística do bibliotecário lhe atribui esta capacidade. Por este motivo e outros, o profissional bibliotecário precisa ser reconhecido e valorizado.

"Em uma boa biblioteca, você sente, de alguma forma misteriosa, que você está absorvendo, através da pele, a sabedoria contida em todos aqueles livros, mesmo sem abrí-los." (MARK TWAIN)

 

* Todas as imagens retiradas do Google 


Estudo desenvolvido e realizado por Jonatã da Silva Higino, aluno do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.





 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia