A Biblioteca Popular do Coque.

 Ler é resistência 

 


                                                                                                      bpcoque   

A Biblioteca Popular do Coque está localizada no bairro de Joana Bezerra, área central do Recife, realizando atividades educacionais e em especial o projeto de arrecadação de livros que visam abordar questões étnico-raciais incluindo autores e autoras negras, quilombolas e indígenas.

 Tendo como objetivo constituir um acervo para o Clube de Leitura intitulado -Eu sou porque nós somos- projeto da instituição que iniciou em junho. Vale salientar que para participar da campanha os interessados podem também, doar os livros na sede da biblioteca - rua Ibiporã, número 260- Oferecendo atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Se o doador preferir poderá optar por enviar os livros utilizando os serviços de entrega, aplicativos ou ainda, agendar a coleta dos exemplares.


                                                                              Imagem: bpcoque  

Segundo os profissionais envolvidos no projeto abordar os autores e autoras negras, quilombolas e indígenas é uma forma de revelar a existência da representatividade dos indivíduos e ao mesmo tempo propiciar o aumento do senso crítico, já existente para causar ruptura dos estereótipos enraizados em determinados grupos.

A Biblioteca do Coque existe há 14 anos, sendo considerada uma referência na mobilização cidadã da comunidade. E para quem não conhece a região do Coque no Recife é importante mencionar que a região tem o maior número de indígenas abrigando 3,645 membros de povos originários- segundo a Associação indígena Karaxuwanassu (Assicuka).

A biblioteca e as crianças

De acordo com o coordenador da biblioteca Rafael Andrade os temas étnico-raciais sempre fizeram parte das atividades, mas precisavam de um trabalho específico e mais direcionado. Pois, as crianças revelavam dificuldades de aceitar a cor da pele ou cabelo, e a biblioteca sempre teve a preocupação de propiciar um  lugar de fala para realizar um momento de entendimento  através do Clube de Leitura: eu sou porque nós somos”.

 

                                                                                                           Imagem: bpcoque  

A biblioteca além do coordenador mencionado anteriormente, pode contar com uma pedagoga e como não poderia faltar uma bibliotecária.
Espaços mantidos por trabalho voluntário funcionam, muitas vezes, como mediadores de conflitos familiares e, aos poucos, transformam a realidade de crianças, jovens e adultos.

                                                                                                        Coordenadora Pedagógica- Maria Betânia Nascimento.

                                                                     Bibliotecária Yasmin Wink

Devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, o local passou a suas atividades mensalmente por meio da internet fazendo debates literários  como por exemplo sobre o livro “Quarto de despejo”, escrito pela autora Carolina Maria de Jesus. E esse projeto tem quase 30 inscritos e isso já é considerado muito positivo por ter o interesse da comunidade pelo projeto.

                                                                                                                             Imagem: JC

A Biblioteca Popular do Coque é o primeiro espaço de fomento à leitura na Comunidade do Coque, cidade do Recife. Foi inaugurada no dia 30 de julho de 2007 e o clube de leitura faz parte do programa de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)-Bibliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias.

Para mais informações e doações entrar em contato:

Fone:081- 8830-3642 ou acesse o site disponível em <https://www.instagram.com/bpcoque/

E para saber mais sobre a biblioteca assista o vídeo abaixo:

                                                                                                      Entrevista com o coordenador Rafael Andrade.

Por Fabiana Teixeira- Biblioteconomia-Universidade Federal da Paraíba -UFPB.

Link de Referência disponível em <: https://marcozero.org/biblioteca-popular-do-coque-faz-campanha-para-arrecadar-livros-de-autores-negros-e-indigenas/

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia