Biblioteca Braille do Amazonas

 

                                                              Imagem: Braille Amazonas

 

Inaugurada por volta de 1999, implantada inicialmente no prédio da Biblioteca Pública do Amazonas, a Biblioteca Braille passou a ser instalada no Bloco C do Centro de Convenções – Sambódromo. Considerada como uma referência no estado, o espaço tem como objetivo promover e propiciar a inclusão de pessoas com deficiência visual ao meio social, cultural, educacional e profissional, visando melhores condições de vida, estudo e convivência para contribuir na elaboração de trabalhos e pesquisas.


                                                                                 

                                                                       Imagem: Braille Amazonas

 Biblioteca Braille funciona oferecendo um vasto acervo de mais de 50 mil obras entre livros digitalizados, livros falados, obras em Braille e filmes com autodescrição. O espaço também disponibiliza estúdio de gravação, máquinas de escrever em Braille, computadores especiais, impressoras em Braille, scanners de voz e lupas eletrônicas dentre outros equipamentos.


 
Imagens: Dantas

    Imagens: Dantas


    A equipe que trabalha no local é coordenada por Gilson Mauro. Sendo assim, a Biblioteca Braille já tem uma trajetória reconhecida com vários prêmios como por exemplo a medalha da “Ordem do Mérito Legislativo do Amazonas”, em 2005, e o prêmio “Ser Humano Oswaldo Checcia” – prata na categoria Regional, em 2015, e na categoria Nacional, em 2016. Devido aos serviços disponibilizados no espaço, contribuindo para a aprovação de aproximadamente 50 ou mais pessoas com deficiência em concursos e mais de 260 em vestibulares.

 

Os serviços oferecidos

    Oferece consulta e empréstimo de livros em Braille e falados, transcrição de livros e apostilas em tinta para o sistema Braille, gravação de livros e texto em formato MP3, além disso, promove cursos para deficientes visuais sobre diversos temas.

 
 Imagens: Dantas

    Os visitantes são cerca de 1.8 mil ao ano e o funcionamento da biblioteca e de Segunda a sexta. Nos horários das 8h às 17h.  Sem nenhum custo adicional- Para mais informações acesse o link e o vídeo:



Contatos: E-mail: braille@culturamazonas.am.gov.br
Telefone: (92) 3232-2488

 

Link de referência disponível em :<https://cultura.am.gov.br/portal/biblioteca-braille/

Por: Fabiana Teixeira-  Biblioteconomia- Universidade Federal da Paraíba. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem que queria classificar o mundo - Documentário

Bibliotecas Antigas e o seu legado

Contribuição de Gabriel Naudé para a Biblioteconomia